Futebol

Pereira dos Santos: uma vida dedicada às cores do Moto

O ex-presidente rubro-negro morreu nesta terça-feira (3), aos 92 anos.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03
 Ex-presidente, diretor e conselheiro do Moto Club, Pereira dos Santos morreu nesta terça-feira (3). (Foto: Hugo Saraiva / Divulgação)
Ex-presidente, diretor e conselheiro do Moto Club, Pereira dos Santos morreu nesta terça-feira (3). (Foto: Hugo Saraiva / Divulgação)

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (3), o futebol maranhense e o Moto Club de São Luís perderam uma de suas maiores referências: morreu, aos 92 anos, Antônio José Pereira dos Santos, vítima de uma pneumonia. Por muitos anos, Pereira dos Santos e o Moto Club foram sinônimos, já que o major exerceu os mais diversos cargos no Papão: presidente, diretor, conselheiro, ou simplesmente torcedor. Ou seja: um eterno apaixonado pelas cores rubro-negras.

Nascido em 15 de maio de 1921, no município de Tutóia (a 463km de São Luís), Pereira dos Santos embarcou, ainda menino, para Recife, onde foi registrado. Incentivado pelo padrasto, renomado militar na capital pernambucana, José passou a estudar e a seguir carreira no Exército. Após terminar o Ensino Médio, o jovem José morou em Porto Alegre e depois viria a concluir os estudos em Resende (RJ).

Após terminar sua carreira militar, Pereira dos Santos optou por retornar ao Maranhão. E o agora Major escolheu voltar a São Luís por considerar ter uma dívida de gratidão com sua terra: como saiu ainda novo para morar em Recife, ele acreditava que deveria voltar para prestar alguns serviços ao Estado, como conta o pesquisador Hugo Saraiva, no livro “Memória Rubro-Negra: de Moto Club a eterno Papão do Norte”. E assim o fez.

No Maranhão, Pereira de Santos fez de tudo um pouco: foi coronel do 24º BC, advogado, Deputado Estadual e até mesmo presidente da Federação Maranhense de Desportos (FMD, hoje FMF). Entretanto, sua verdadeira paixão era mesmo servir o Moto Club. Após tantos anos ajudando o clube das mais diversas formas, Pereira dos Santos foi homenageado, ainda em vida, pelo Moto: em 2003, o Rubro-Negro inaugurou o seu Centro de Treinamento, com o nome de seu ex-presidente. Na ocasião, o Major deu uma de suas últimas declarações públicas, parabenizando o Papão pelo CT e afirmando que o clube não poderia ficar só nisso, buscando melhorar sempre. “Sou suspeito para falar sobre esse Centro, porque vivo em função do Moto. Acho que fizemos um bom trabalho aqui, mas ele é só o começo e temos que continuar trabalhando pelo clube”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.