Campeonato Maranhense

Moto Club vence clássico, elimina o Sampaio Corrêa do Estadual e avança à final do returno

Papão do Norte encerra sonho da Bolívia Querida de faturar o tetracampeonato maranhense no ano do centenário.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 13/03/2023 às 02h42
Sampaio Corrêa e Moto Club disputaram Superclássico decisivo no Estádio Castelão.
Sampaio Corrêa e Moto Club disputaram Superclássico decisivo no Estádio Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Mostrando toda a sua fibra e garra, o Moto Club conquistou, na noite deste domingo (12), uma vitória histórica no Superclássico contra o Sampaio Corrêa. Em duelo válido pelas semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense e disputado no Estádio Castelão, o Papão do Norte foi dominante e eficiente, venceu a Bolívia Querida por 2 a 0, se manteve na briga pelo título do Estadual e, de quebra, encerrou o sonho do rival de conquistar o tetracampeonato no ano de seu centenário.

Leia também:

Marcinho Guerreiro festeja vitória do Moto Club no Superclássico

Evaristo Piza critica início lento do Sampaio Corrêa e pede reflexão

Éder destaca empenho coletivo do Moto Club em classificação

"Temos que criar vergonha na cara", diz Pimentinha

Derrotado duas vezes pelo Sampaio Corrêa durante o Campeonato Maranhense, o Moto Club não demorou a mostrar sua sede de vingança e abriu o placar logo aos oito minutos, em um belo chute de Ronald, aproveitando uma falha da defesa tricolor. No prejuízo, o Sampaio tentou reagir durante a partida, porém, o Moto se fechou bem e ampliou a vantagem logo no início do segundo tempo, com um chute por cobertura de Waldir. Depois disso, o Papão do Norte segurou os avanços da Bolívia Querida e confirmou a classificação para a final do segundo turno.

Agora, o Moto Club decidirá o título do segundo turno do Campeonato Maranhense contra o Maranhão Atlético, que se classificou após vitória por 3 a 0 sobre o Pinheiro na outra semifinal. O clássico Maremoto será disputado no próximo domingo (19), às 16h, no Estádio Castelão: se vencer, o Maranhão será campeão maranhense de forma antecipada, já que venceu o primeiro turno, enquanto o Moto precisa faturar o returno para voltar a encarar o Quadricolor em dois jogos na final do Estadual.

O Sampaio Corrêa, por sua vez, amarga a terceira eliminação em 10 dias, após se despedir precocemente da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. Antes de iniciar a sua participação no Campeonato Brasileiro Série B, o Tricolor enfrenta o Sergipe no dia 22 de março, às 21h30, na Arena Batistão, em Aracaju, pela oitava e última rodada da fase de grupos do Nordestão.

O jogo

De confiança renovada pela classificação heroica na fase de grupos do returno do Estadual, o Moto Club teve um início dos sonhos no Superclássico. Logo aos oito minutos, Ronald aproveitou o erro da zaga do Sampaio Corrêa, que tentou afastar um cruzamento de Lucas Santos, e bateu cruzado, sem chances para Luiz Daniel. Mesmo em vantagem, o Papão do Norte não reduziu o ritmo: aos 10 minutos, Enzzo recebeu passe na grande área, passou pela defesa tricolor, chutou forte e acertou a rede pelo lado de fora. Já aos 12, o Moto quase ampliou o placar com Fernando, que se atirou na bola após lançamento de Léo Silva, mas não conseguiu o desvio para o fundo do gol.

Animado, o time do Moto Club manteve a pressão diante de um atordoado Sampaio Corrêa. Aos 14 minutos, Ronald arriscou o chute da entrada da área, Luiz Daniel espalmou, e a bola caiu nos pés de Arlen, que tentou a finalização na grande área e foi travado por Joécio. Sem conseguir impor seu ritmo, o Sampaio só assustou o rival aos 30 minutos, com Pimentinha, que aproveitou sobra de bola após Éder afastar um cruzamento de Alyson e tentou o chute cruzado, porém, a zaga do Moto conseguiu travar a finalização para a linha de fundo.

Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa se jogou ao ataque e insistiu nos lances com Pimentinha pela ponta-direita. Aos 37 minutos, o camisa 11 passou como quis pela defesa do Moto Club e bateu firme, com a bola passando perto da trave esquerda de Éder. Já aos 42, Pimentinha driblou os marcadores rubro-negros, chutou forte e parou em grande defesa de Éder. Atento, Roney pegou a sobra, mas Éder bloqueou mais um chute e evitou o empate do Sampaio.

Moto faz gol relâmpago e confirma vitória no Superclássico

Na volta do intervalo, o Sampaio Corrêa promoveu as entradas do meia Warley e do atacante Venicius, com o objetivo de melhorar a produção ofensiva em busca do empate, entretanto, o Moto Club precisou de apenas dois minutos para arruinar a estratégia tricolor: após ser lançado em profundidade, Enzzo foi travado por Luiz Daniel, e a bola caiu nos pés de Waldir, que bateu por cobertura e anotou o segundo gol rubro-negro no Superclássico.

Em situação delicada na partida, o Sampaio Corrêa até foi ao campo de ataque em busca de uma reação, mas continuava pecando nas finalizações. Aos 10 minutos, Emerson Souza recebeu passe de Marcos Ytalo, bateu com categoria, e a bola passou perto. Já o Moto Club, confortável em campo, seguia assustando em seus avanços: Waldir, aos 11, quase marcou um belo gol da entrada da área, e Jonas, aos 18, parou em defesa em dois tempos de Luiz Daniel.

Diante de um Sampaio Corrêa com todas as suas linhas no campo de ataque, o Moto Club se fechou bem, mas ainda levou alguns sustos. Matheus Martins, aos 24 minutos, tabelou com Rafael Vila e finalizou com perigo. Já aos 41, Venicius cabeceou firme após cruzamento de Warley, mas Éder se esticou todo para alcançar a bola no ângulo e salvar mais uma vez o Moto, que fez uma grande festa pela classificação no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Marcos Ytalo, Joécio, Allan Godói e Alyson; Emerson Souza, Luiz Otávio (Nadson) e Rafael Vila (Warley); Pimentinha (Vitinho), Roney (Matheus Martins) e Rafael Furtado (Venicius). Treinador: Evaristo Piza

MOTO CLUB: Éder; Jonas, Yago Ramon, Fernando e Lucas Santos; Raílson (Leal), Léo Silva (Luís Felipe) e Ronald (Pepeu); Arlen, Waldir (Paulo Matheus) e Enzzo. Treinador: Lucas Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.