Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete decidirá título da LBF 2022 contra o Vera Cruz Campinas

Finais começam no dia 13 de agosto, e o Tricolor terá a vantagem do mando de quadra.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas decidirão o título da LBF 2022.
Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas decidirão o título da LBF 2022. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - Depois de muita expectativa, o Sampaio Basquete descobriu quem será seu adversário na final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022. No terceiro jogo das semifinais, disputado na noite desta segunda-feira (18), o Vera Cruz Campinas derrotou o SESI Araraquara fora de casa, por 70 a 62, e carimbou o passaporte para a decisão da competição nacional contra a Bolívia Querida.

Essa será a terceira vez que Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas se enfrentarão na final da Liga de Basquete Feminino. Em 2018, a equipe campineira sagrou-se campeã após fechar a série em 3 a 2, enquanto a Bolívia Querida deu o troco em 2019, "varrendo" as adversárias com um 3 a 0 e levantando o troféu da LBF em um Ginásio Costa Rodrigues completamente lotado. Em 2022, o Sampaio busca seu terceiro título nacional, enquanto o Vera Cruz quer faturar a competição pela segunda vez em sua história.

Após realizar séries "melhor de três" nas quartas de final e nas semifinais, a LBF 2022 terá a sua final disputada em "melhor de cinco", ou seja, a equipe que vencer três jogos será a campeã. Como teve melhor campanha na temporada regular, o Sampaio Basquete terá o mando de quadra na decisão contra o Vera Cruz Campinas, com o direito de disputar a maioria das partidas da série em casa: os dois primeiros confrontos e um eventual quinto jogo estão marcados para o Ginásio Costa Rodrigues.

De acordo com a organização da LBF 2022, as partidas da final entre Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas só serão disputadas após a participação da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano Feminino de Basquete, entre os dias 1º e 6 de agosto, em San Luis, na Argentina. Os dois primeiros duelos da decisão estão marcados para os dias 13 e 15 de agosto, em São Luís, enquanto os jogos 3 e 4 acontecerão nos dias 20 e 22, na Arena Concórdia, em Campinas. Se necessário, o jogo 5 será em São Luís, no dia 27 de agosto. Os horários dos confrontos das finais ainda serão divulgados pela LBF.

Na temporada regular da LBF 2022, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas se enfrentaram duas vezes, com uma vitória como visitante para cada lado. Enquanto o Sampaio venceu o duelo do dia 29 de março por 87 a 64, no Ginásio AAPP Paineiras, a equipe campineira conquistou uma vitória por 79 a 73 no dia 28 de maio, no Ginásio Costa Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.