Natação

Davi Hermes conquista quatro medalhas e quebra recordes pan-americanos no Meeting Brasileiro de Natação

Nadador maranhense foi um dos destaques da competição nacional, que foi realizada em São Paulo.

Imirante Esporte

O nadador maranhense Davi Hermes brilhou na disputa do Meeting Brasileiro CBDI.
O nadador maranhense Davi Hermes brilhou na disputa do Meeting Brasileiro CBDI. (Divulgação)

SÃO PAULO - O nadador maranhense Davi Hermes mostrou, mais uma vez, porque é considerado um dos principais nomes do esporte no Maranhão e um dos atletas paralímpicos mais promissores do Brasil ao conquistar quatro medalhas e registrar quatro recordes no Meeting Brasileiro de Natação 2022, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que ocorreu no sábado (21) e no domingo (22), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O atleta da Viva Água faturou três medalhas de ouro nas provas dos 50m borboleta, 100m borboleta e 200m borboleta, além de levar a medalha de prata nos 50m nado livre.

A participação de Davi Hermes no Meeting Brasileiro CBDI começou com a conquista de duas medalhas já na manhã de sábado (21): depois de faturar o ouro nos 50m borboleta, o nadador maranhense levou a prata nos 50m nado livre. Pela tarde, Davi teve um excelente desempenho nos 200m borboleta e garantiu mais uma medalha de ouro com o tempo de 4.07.10, se tornando o primeiro atleta das Américas a concluir essa prova em torneios oficiais, instituindo o recorde pan-americano sênior (17 a 24 anos) e quebrando o recorde brasileiro open da Classe II2. Vale ressaltar que Davi já tinha registrado o recorde mundial dos 200m borboleta na categoria júnior.

Embalado pelos grandes resultados no primeiro dia do Meeting Brasileiro CBDI, Davi Hermes voltou à piscina do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro no domingo (22), para vencer a prova dos 100m borboleta com a marca de 1.34.86, quebrando o recorde pan-americano sênior, superando em quase dois segundos a marca do norte-americano Joseff Jurries, registrada em 2019. Além disso, o nadador maranhense se tornou o dono do recorde brasileiro open da prova na Classe II2.

“Fim de semana de Meeting Brasileiro de Natação da CBDI 2022, em São Paulo. Muito feliz!!! Três ouros e um prata! Torneio com nadadores muito competitivos e determinados, bons atletas. Agradeço a Deus, a meus pais e a meu irmão. Agradeço ao meu técnico Osvaldo Telles, que muito exige de mim para que eu consiga o meu melhor! Obrigado a todos que torceram por mim! Agradeço a meu técnico da musculação, Léo Gomes, e meu fisioterapeuta Rafael Vieth, cujo trabalho de ambos foi muito importante para esse resultado!”, afirmou Davi.

Com as conquistas no último fim de semana, Davi Hermes acumula um total de 10 medalhas nas últimas três edições do Meeting Brasileiro CBDI. Depois de faturar dois ouros e uma prata na edição de 2019, o atleta maranhense manteve a regularidade em 2021: além de vencer as provas dos 50m e 100m borboleta, Davi garantiu o segundo lugar nos 50m livre.

Antes do Meeting Brasileiro CBDI, Davi Hermes já havia registrado um grande feito na temporada de 2022, ao se consagrar como um dos principais nomes dos Jogos Abertos Escolares, competição promovida pela Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade) e realizada em fevereiro, em São Luís. Comprovando sua grande fase, o nadador maranhense faturou a medalha de ouro nas provas dos 50m livre e 100m borboleta.

Agora, Davi Hermes vai se preparar para uma sequência de desafios nacionais e internacionais no segundo semestre. O atleta representará o Maranhão e buscará medalhas nas seguintes competições: Campeonato Brasileiro de Natação, Virtus Américas Games, Mundial de Natação em Portugal, Open Internacional de Natação e as Paralimpíadas Universitárias.

Ano mágico

No ano passado, o nadador maranhense Davi Hermes conquistou medalhas em todas as competições que disputou. O atleta paralímpico venceu o Troféu Nossa Energia, o Campeonato Maranhense de Categorias – Troféu Apcef/MA, o Campeonato Brasileiro de Natação, o Norte-Nordeste de Clubes – Troféu Walter Figueiredo e o Meeting Brasileiro de Natação.

Antes disso, em 2018, Davi Hermes fez história ao conquistar duas medalhas de ouro nas provas dos 25m borboleta e 25m livre no Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, realizado no Canadá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.