Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete perde para o SESI Araraquara em jogo de casa cheia e muitas emoções

Tricolor quase conseguiu virada após estar perdendo por 26 pontos, mas a equipe araraquarense levou a melhor.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 18/05/2022 às 23h55
Sampaio Basquete e SESI Araraquara travaram um duelo emocionante pela LBF 2022.
Sampaio Basquete e SESI Araraquara travaram um duelo emocionante pela LBF 2022. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - Donos das melhores campanhas da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022, Sampaio Basquete e SESI Araraquara se enfrentaram na noite desta quarta-feira (18), em confronto direto pela liderança da competição nacional e que teve lotação máxima no Ginásio Costa Rodrigues. Ainda tentando encaixar as suas últimas contratações e definir a sua rotação para a sequência do torneio, a Bolívia Querida teve uma atuação irregular e não conseguiu o resultado que a torcida tricolor esperava: mesmo chegando perto de uma virada histórica, após estar perdendo por 26 pontos de diferença, o Sampaio foi derrotado por 79 a 76 pelo SESI Araraquara e deixou escapar mais uma oportunidade de assumir o primeiro lugar da LBF 2022.

Uma das principais contratações do Sampaio Basquete para o segundo turno da LBF 2022, a armadora Alana Gonçalo teve um grande desempenho diante do SESI Araraquara e foi a cestinha tricolor na partida, com 23 pontos. Outra destaque da Bolívia Querida foi a armadora porto-riquenha Jennifer O'Neill, que anotou 14 pontos e distribuiu três assistências. Pelo lado do SESI Araraquara, a ala-armadora Gabriela Sossô foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) do jogo no Costa Rodrigues, após marcar 26 pontos e pegar seis rebotes.

Mesmo com o primeiro tropeço em casa na LBF 2022, o Sampaio Basquete permanece na vice-liderança da competição nacional, com 10 vitórias em 13 partidas e 76.9% de aproveitamento. O SESI Araraquara, por sua vez, ampliou sua vantagem na primeira colocação, registrando uma campanha de 12 vitórias em 13 jogos e 92.3% de aproveitamento.

Sem tempo para lamentar, o Sampaio Basquete volta a jogar pela LBF 2022 na noite deste sábado (21), a partir das 18h, diante de Catanduva, no Ginásio Costa Rodrigues, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, nesta sexta-feira (20), o SESI Araraquara encara o Sport a partir das 19h30, no Ginásio Marcelino Rodrigues, no Recife.

O jogo

Empurrado pela torcida no Costa Rodrigues, o Sampaio Basquete teve um bom início de partida contra o SESI Araraquara. Com Alana precisa nos arremessos e Gabi Guimarães dominante no garrafão, o Tricolor abriu cinco pontos de liderança no placar e mostrou que viria com tudo em busca da vitória em casa. O SESI, entretanto, reagiu rápido: com boas jogadas de Sossô e aproveitando erros seguidos da equipe maranhense, a equipe araraquarense virou o jogo e venceu o primeiro período por 17 a 11.

O cenário da partida não sofreu maiores alterações no segundo quarto: enquanto o Sampaio Basquete desperdiçava a maioria de seus arremessos, o SESI Araraquara ampliava a vantagem, contando com um forte jogo coletivo e boas definições de Sossô e Nanny. O time do interior paulista chegou a liderar a partida por 14 pontos, mas o Sampaio, com Tainá e Alana chamando a responsabilidade, encurtou o prejuízo para oito pontos antes do intervalo.

No começo do terceiro quarto, o SESI Araraquara impôs um ritmo alucinante, anotou 14 pontos seguidos e colocou o Sampaio Basquete em uma situação delicada na partida. Com Sossô acertando arremessos de três pontos e Aline Moura precisa no garrafão, o time araraquarense chegou a liderar o jogo por 26 pontos. Mesmo pressionado pela grande atuação do SESI Araraquara, o time do Sampaio, liderado por Alana, conseguiu se manter vivo no jogo, cortando o prejuízo para 16 pontos.

De confiança renovada pela reação nos últimos minutos do terceiro quarto e contando com o incentivo da torcida no Costa Rodrigues, o Sampaio Basquete teve um desempenho espetacular nos últimos 10 minutos de partida contra o SESI Araraquara. Com uma defesa intensa e excelente aproveitamento nas tentativas de três pontos, a Bolívia Querida fez o que parecia impossível e ficou a um ponto do empate, mas a equipe araraquarense se recuperou a tempo, dificultou os últimos arremessos do Tricolor e conseguiu uma suada vitória no duelo das equipes líderes da LBF 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.