Karatê

Radhyja do Carmo leva dois ouros na Copa Budô-Kan

Maranhense voltou a competir de forma presencial após destaque online.

Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 19h07
Radhyja do Carmo ganhou dois ouros na Copa Budô-Kan
Radhyja do Carmo ganhou dois ouros na Copa Budô-Kan (Divulgação )

SÃO LUÍS - Depois de brilhar nas competições online, a karateca maranhense Radhyja do Carmo voltou às disputas presenciais, e, como não poderia ser diferente, se destacou mais uma vez. Na XXX Copa Budô-Kan, Circuito Nacional, no último fim de semana, a atleta de 13 anos levou dois ouros. A competição, disputada no Sesc Deodoro, o centro, reuniu 223 atletas, de 18 clubes e três estados: Maranhão, Piauí e Pará. No dia 23 deste mês Radhyja retorna ao tatame para o Torneio Bonekai, em Tocantins.

Ainda no formato online, a Radhyja do Carmos, que é aluna do Colégio Militar Tiradentes I, da Vila Palmeira, conquistou o ouro na primeira Copa Outubro Rosa, realizada de forma online, pela Associação de Karate Antônio Carlos e RCRUZ TEAM. Agora, no fim de semana passado, a atleta do sub-14, faixa roxa, levou ouro no kumite e no kata da Copa Budo-kan, que valeu como a terceira etapa do Campeonato Maranhense e integra o calendário nacional da Confederação Brasileiora de Karatê (CBK).

Próximos desafios

Agora, Radhyja do Carmo se prepara para disputar o Torneio Bonenkai, ainda de forma online, realizado em Colinas do Tocantins, no dia 26 deste mês. No dia 28 ela disputará a I Copa Novembro Azul, também online, realizada em Santa Catarina.

Já no formato presencial, a maranhense estará, entre os dias 4 e 5 de dezembro, na 2ª Taça Wandojo de Karate - 4 etapa do campeonato maranhense de karate, em Grajau, no interior do Maranhão. E, com o calendário de 2022 em curso, ela começa o ano, no dia 29 de janeiro, no Melhores do ano de 2021 - Troféu Takashi Shigeeda.

Competições “online”

As competições virtuais de karatê funcionam da seguinte maneira: o atleta envia um vídeo do seu kata para a organização do evento, que, em data e horário marcado, é analisado sob critérios técnicos e atléticos pelos árbitros da competição, sendo atribuído as notas. Consequentemente o atleta com maior pontuação é o vencedor da categoria que está disputando.

O que é o kata?

O "Kata" é uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, com base em critérios técnicos (conformidade na execução dos movimentos) e atléticos (o tempo e força utilizados nessa execução).

Profissionais de apoio

Com uma carga grande treinos e competições, Radhyja, que é beneficiária do Projeto Bolsa Atleta, do governo estadual, é treinada por um grupo de profissionais. O Sensei Marco Aurélio Mota, e a sensei Garance Lobato Demousseau, da academia Seiryukan, a Sensei Andressa Reis Azevedo, da Academia Combat Center e Reinaldo Júnior são os professores da atleta. O personal Flávio Lindoso, do CITE PERFORMANCE, é responsável pelo aperfeiçoamento físico da atleta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.