Futebol Maranhense

Imperatriz consegue valor necessário para quitar dívida e encerrar punição da FIFA

Cavalo de Aço será liberado para inscrever jogadores no Campeonato Maranhense.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
O Imperatriz passa por processo de reestruturação.
O Imperatriz passa por processo de reestruturação. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – Depois de vários meses de agonia, o Imperatriz está perto de resolver um dos maiores problemas no processo de reestruturação do clube. Em seus perfis nas redes sociais, o Cavalo de Aço confirmou, na noite desta terça-feira (2), que já tem o dinheiro necessário para pagar uma dívida adquirida junto ao Fênix, do Uruguai, e se livrar de uma punição imposta pela FIFA. De acordo com a nota divulgada pelo Imperatriz, o dinheiro foi adquirido após uma série de iniciativas, com destaque para uma “vaquinha” online, a venda de camisas comemorativas, o adiantamento de patrocínios e empréstimos.

O Imperatriz acumulou uma dívida de aproximadamente US$ 40 mil dólares (equivalente a aproximadamente R$ 214 mil, na cotação desta terça-feira) com o Fênix por não pagar uma taxa na contratação do meia-atacante Breno Caetano, que defendeu o Cavalo de Aço no primeiro semestre de 2020. Sem receber o dinheiro, o clube uruguaio procurou a FIFA, que suspendeu a inscrição de jogadores por parte do Imperatriz até a regularização do débito.

Com a dívida resolvida, o Imperatriz deve inscrever o elenco para a disputa do Campeonato Maranhense nos próximos dias. O Cavalo de Aço estreia no Estadual no dia 15 de fevereiro, às 20h, diante do Moto Club, no Estádio Nhozinho Santos, em jogo que terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte.

Confira a nota divulgada pelo Imperatriz:

A Sociedade Imperatriz de Desportos informa que conseguiu levantar o dinheiro necessário para pagar a dívida, que impediria o Cavalo de Aco de disputar as competições do calendário 2021. O valor foi arrecadado por meio de ações diversas como a vaquinha online, a venda de mantos comemorativos, o adiantamento de patrocínios e a realização de empréstimos. O prazo para finalizar a transação terminou na última segunda-feira (1).

O clube fez a solicitação de transferência internacional no dia 21/01, mesmo antes de ter obtido o dinheiro total para o pagamento do débito, a fim de se resguardar e cumprir o prazo estipulado em contrato junto ao clube uruguaio Fénix. Entretanto, a agência responsável pela transação, só informou nesta segunda-feira a necessidade do prazo de cinco (5) dias úteis para concluir o processo, que é feito por meio do Banco Central. Diante deste impasse, o Imperatriz acionou imediatamente o Departamento Jurídico do clube, que além de cobrar celeridade do banco, também entrou em contato com o jurídico do Fénix e negociou a dilatação do prazo para o recebimento do valor referente à agremiação. A resposta foi positiva. O Cavalo de Aço também abriu uma nova solicitação junto à outra instituição financeira como alternativa à tramitação em andamento na primeira agência.

Nesta quarta-feira, a diretoria do Imperatriz participa de uma reunião com a Federação Maranhense de Futebol para discutir o Campeonato Maranhense 2021. A nova gestão reitera que não tem medido esforços para resolver os problemas que assombram o clube e infelizmente podem comprometer a disputa do calendário deste ano.

Atenciosamente, Sociedade Imperatriz de Desportos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.