Competição internacional

Jogos Mundiais Indígenas: delegação do MA terá 50 atletas

Mais de 600 indígenas de etnias nacionais e internacionais devem participar dos jogos.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

MARANHÃO – Um grupo de índios da etnia Canela representará o Maranhão na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorrerá de 22 a 30 de outubro, em Palmas, no Tocantins. A abertura oficial do evento está marcada para sexta-feira (23).

Mais de 600 indígenas de etnias nacionais e internacionais devem participar dos jogos. A delegação maranhense terá 50 atletas, que disputarão nas modalidades: arremesso, cabo de guerra, corrida, lutas corporais, travessia, canoagem e futebol.

A comunidade maranhense dos canelas se consagrou como campeã nos Jogos Brasileiros Indígenas, nas categorias futebol masculino e corrida de 8 mil metros. Ao todo, serão 16 modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

A primeira edição dos jogos é organizada pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem o objetivo integrar diferentes tribos, além de resgatar e celebrar as culturas tradicionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.