Futebol

Mulheres conquistam espaço na arbitragem de futebol em Imperatriz

Cinco mulheres são assistentes de arbitragem na Liga Imperatrizense.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

IMPERATRIZ – De forma tímida as mulheres começam a ocupar seu espaço no futebol imperatrizense.

Atualmente cinco, dos 60 integrantes da Comissão de Arbitragem da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF), são mulheres, mas a novidade é que esse número está em plena ascensão.

“Somos cinco moças como assistentes. E a gente faz um rodízio, e em cada jogo tentamos nos esforçar mais, tem muita gente que gosta de nosso trabalho”, diz Adriana Oliveira.

 Adriana Oliveira é um dos destaques da Comissão de Arbitragem da Liga Imperatrizense de Futebol. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
Adriana Oliveira é um dos destaques da Comissão de Arbitragem da Liga Imperatrizense de Futebol. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

Pela escala da Comissão de Arbitragem da LIF, praticamente em toda partida um dos assistentes é do sexo feminino, uma forma de incentivar as mulheres na profissão.

A presença feminina nas partidas do futebol amador da 1º Divisão de Imperatriz vem agradando os torcedores, mas o nível de cobrança, também, parece ser maior.

“Desde que entrei, de cinco anos para cá, vem aumentando cada vez mais o número de mulheres e esperamos que as elas venham mais para o futebol”, convida Adriana.

Como tantos profissionais, Adriana lembra que no início da carreira teve medo, mas que a qualificação elimina qualquer receio.

 Adriana Oliveira integra grupo formado pelos árbitros Paulo Santos e Diego Ferreira.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
Adriana Oliveira integra grupo formado pelos árbitros Paulo Santos e Diego Ferreira.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

“Com certeza as mulheres ficam com medo, quando comecei fiquei com medo, mas não precisamos ficar com medo, basta treinar e fazer o seu melhor”, orienta a assistente que espera, com expectativa, o momento de apitar uma partida.

Para ganhar um lugar na escalação da arbitragem do Campeonato Amador da 1ª Divisão de Imperatriz, os árbitros mantêm uma rotina de treinos físicos e técnicos.

“Para você ter uma ideia a gente treina o físico toda segunda e quarta na Avenida Beira Rio e na sexta tem treinamento prático com as regras. Precisamos ser preparados, afiados em todo porque somos cobrados de maneira enérgica”, lembra o árbitro Paulo Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.