Esporte

Atleta de Gov. Edison Lobão é destaque nacional no atletismo

Gutemberg garantiu vaga nos Jogos Escolares da Juventude.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Gutembergue Mattos garantiu vaga em João Pessoa (PB).
Gutembergue Mattos garantiu vaga em João Pessoa (PB). (Divulgação/Arquivo Pessoal)

IMPERATRIZ – O atleta lobonense Gutemberg Mattos , de 16 anos, fez as melhores marcas na prova no atletismo nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2014, realizado em São Luís, sendo destaque nacional pela segunda vez.

O jovem irá representar a Escola Estadual Centro de Ensino Vicente Yãnez Pinzón e a pacata cidade de Governador Edison Lobão, nos Jogos Escolares da Juventude, o maior evento estudantil esportivo do Brasil, que este ano ocorre em João Pessoa (PB), de 7 a 9 de novembro.

Gutemberg Mattos participa dos Jogos Escolares representando a cidade desde 2009. No ano de 2012, ele conquistou o primeiro lugar JEMs, na categoria infantil na corrida de 1000m, sendo classificado para etapa nacional, realizada em Poços de Caldas (MG), e garantiu o 12º na classificação geral.

“Eu me dedico para obter estes resultados. Sou esforçado nos treinos, e para mim significa um orgulho representar a nossa cidade e ser exemplo para outros estudantes que querem praticar alguma atividade física”, afirma o atleta.

Já em 2013 Gutemberg participou da seletiva Norte/Nordeste, realizada em São Luís. Ele foi classificado como vice-campeão, mas, por falta de verba, não participou da etapa seguinte.

O professor de Educação Física da escola Pinzón, Alberto Lopes, é o responsável por treinar o jovem e outros atletas da escola desde 2011. Ele fala das dificuldades encontradas para levar estes adolescentes para os jogos estaduais e nacionais.

“Quando chegamos numa competição, as pessoas nos tratam como Edison Lobão, não é como cidade do interior não. Conquistamos o respeito de professores e atletas, pelos bons resultados. Apesar de nos sentirmos reconhecidos, sofremos com a falta de apoio do poder público municipal”, ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.