Futebol

Léo Cittadini faz balanço positivo da temporada do Athletico Paranaense

Em 2021, o volante conquistou a Copa Sul-Americana pelo Furacão.

Imirante Esporte, com informações do Club Athletico Paranaense

Atualizada em 26/03/2022 às 18h46
Léo Cittadini, volante do Athletico.
Léo Cittadini, volante do Athletico. (Gustavo Oliveira / Clube Athletico Paranaense)

CURITIBA - Léo Cittadini foi mais um jogador que colocou o seu nome na galeria dos maiores campeões da história do Athletico em 2021. Com a conquista da CONMEBOL Sul-Americana, ele chegou a cinco títulos com a camisa rubro-negra.

Para o camisa 18 do Furacão, o balanço da temporada é totalmente positivo. Citta diz que o espírito de superação do elenco foi o diferencial em um ano atípico, devido ao acúmulo de jogos causados pela pandemia da COVID-19.

“Foi um ano muito difícil, por termos começado 2021 ainda disputando o Brasileiro de 2020. Um ano que emendou no outro. Uma carga muito grande, tanto física quanto emocional. Foi um ano atípico, em que a gente não sabia o que ia acontecer”, recorda.

Para o meio-campista do Furacão, o desempenho no Campeonato Paranaense foi prejudicado pelo fato de a disputa das fases finais ter sido adiada e ficado em meio às demais competições.

“Nosso objetivo era ser campeão e marcar a história mais uma vez. Infelizmente, não foi possível. Pela maneira que foi, um campeonato que começou no início do ano e foi terminar quase no final, em meio ao Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americana… Causou um desgaste muito grande. Não que sirva de desculpa. Tentamos conquistar de todas as formas, mas infelizmente não conseguimos”, avalia.

Já no Campeonato Brasileiro, o bom início foi fundamental para que o Athletico se livrasse de qualquer risco na reta final.

“A gente sabe o quanto é importante começar pontuando e ganhando os jogos. É um dos campeonatos mais disputados do mundo. Foi um início muito bom. Conseguimos quatro vitórias consecutivas e as primeiras posições. Quando foi emendando uma competição na outra, o desgaste vem e acabamos vivendo uma situação de risco de rebaixamento. Mas a gente sabia que não aconteceria, porque a força do nosso grupo é muito grande e a confiança também”, ressalta.

Citta concorda que a equipe conseguiu atingir seu melhor rendimento na CONMEBOL Sul-Americana e na Copa do Brasil, o que culminou com a chegada em duas finais e a conquista do bicampeonato continental.

“O Athletico tem um retrospecto muito bom nesse sistema de copas. Ter a oportunidade de jogar a Sul-Americana foi uma experiência muito boa. É uma competição que exige muito e que dá uma bagagem muito grande. Foi muito importante estar vivenciando tudo isso, ainda mais conquistando o título. Espero que 2022 seja um ano tão vitorioso quanto este. Que nós possamos nos entregar da melhor maneira vestindo a camisa do Athletico”, completa.

No total, Léo Cittadini esteve em campo por 2.849 minutos, em 53 partidas. Ele jogou três vezes pelo Campeonato Paranaense, 12 pela CONMEBOL Sul-Americana, nove pela Copa do Brasil e 29 pelo Brasileirão.

No acumulado com a camisa rubro-negra, o meia superou a marca de 100 partidas nesta temporada. Agora, já são 137 e 14 gols.

Citta marcou um gol em 2021: o primeiro da vitória de 2 a 0 sobre o Paraná Clube, na primeira partida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Ele também contribuiu com uma assistência, para Richard, no primeiro gol rubro-negro na goleada de 4 a 1 sobre o Fluminense, pela oitava rodada do Brasileirão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.