Copa América

Tite reforça desejo por bicampeonato da Copa América com a Seleção Brasileira

Brasil estreia na competição neste domingo (13), diante da Venezuela.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Tite, técnico da Seleção Brasileira.
Tite, técnico da Seleção Brasileira. (Lucas Figueiredo / CBF)

BRASÍLIA - O Brasil segue os preparativos para a estreia na Copa América 2021. Neste sábado (12), o técnico Tite e o auxiliar técnico da Seleção Brasileira, César Sampaio, participaram da coletiva de imprensa para o duelo com a Venezuela. A Canarinho enfrenta La Vinotinto neste domingo, na Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Durante a conversa com a imprensa, Tite reforçou o desejo de todo o grupo da Seleção para buscar o bicampeonato da competição continental, vencida pelo Brasil em 2019.

“Nessa segunda parte da preparação da equipe para a Copa América, nós nos reunimos, eu e Juninho, comissão técnica, para falar dos nossos objetivos. E é, sim, a conquista da Copa América. Nós temos a responsabilidade de realizar um grande desempenho e buscar o título. Temos que assumir a nossa responsabilidade, que é essa. Vai ter exigência técnica, do grande desempenho e da busca pela vitória”, ressaltou o treinador brasileiro.

Ao longo da coletiva, o técnico da Seleção Brasileira também deu indícios de que haverá uma maior rotatividade de atletas ao longo da Copa América. De acordo com Tite, é fundamental que todos os jogadores possam ter oportunidades, mas em cenários específicos e sem descaracterização da base e da maneira de jogar da Canarinho.

“É (nosso objetivo), também, uma participação maior de atletas ao longo da competição. Isso quer dizer que vamos desestruturar a equipe? Não. Isso quer dizer que no início e no transcurso dos jogos, a preparação desses atletas, também para o Mundial, está associada ao nosso objetivo. As oportunidades (de testes na Copa América) são maiores. Quando estamos nas Eliminatórias e na Copa do Mundo, essa possibilidade de dar oportunidade é menor, porque a exigência de resultado é mais dura, é do jogo. A Copa América te permite ampliar essas possiblidades. Então, por vezes, uma troca técnica nos dois sistemas que a gente tem, ou mesmo no transcurso do jogo, ou de um jogo para outro, de forma mais contínua, é uma possiblidade real”, revelou Tite.

Auxiliar técnico da Seleção, César Sampaio analisou a Venezuela, primeiro adversário do Brasil na Copa América 2021. O ex-jogador relembrou o confronto contra os venezuelanos na Eliminatórias, vencido pelo Brasil por 1 a 0, e detalhou os principais pontos fortes da Vinotinto.

“É uma seleção que nos causou muitas dificuldades nas Eliminatórias. Entendemos que o elenco deles tenha peças de reposição à altura e nos preparamos para um início de competição, todo início é tenso, mas o momento em que vivemos nos traz a segurança de iniciarmos bem”, declarou o auxiliar técnico do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.