Atletismo

CBAt anuncia mais dois campings de treinamento

Primeiro será em fevereiro em SP; outro em março e abril nos EUA.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
. A realização desse período de treinos depende da validação da CBAt/COB.
. A realização desse período de treinos depende da validação da CBAt/COB. ( Foto: Wagner carmo / CBAt)

BRASIL - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quarta-feira (3) a realização de mais dois campings de treinamento em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). O primeiro será destinado aos atletas qualificados em provas individuais para os Jogos de Tóquio e ocorrerá entre os dias 16 a 20 de fevereiro, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

Dessa atividade, participarão Almir Cunha dos Santos (Sogipa), do salto triplo; Augusto Dutra (Pinheiros), do salto com vara; Alison Brendom dos Santos (Pinheiros), 400 m c/barreiras; Eduardo de Deus (CT Maranhão), 110 m c/barreiras; Darlan Romani (Pinheiros), arremesso do peso; Felipe Vinícius dos Santos (AABLU), decatlo; Márcio Teles (Orcampi), 400 m c/barreiras e Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros), do lançamento do disco.

Além deles, estarão presentes os treinadores Edemar Alves dos Santos (SP), Henrique Camargo Martins (SP), Evandro Lazari (SP), José Haroldo Loureiro Gomes (RS), Felipe de Siqueira (SP), Katsuhico Nakaya (SP) e Everton Luiz Ribeiro (SP).

O segundo camping, internacional, será dedicado aos revezamentos entre os dias 16 de março e 24 de abril , no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista. A realização desse período de treinos depende da validação da CBAt/COB, considerando-se o inseguro cenário internacional no controle da pandemia global.

Pelos critérios adotados, que levam em conta o desempenho internacional dos revezamentos no atual ciclo olímpico, participarão das atividades atletas do 4x100 m masculino e feminino, de 16 de março a 24 de abril, e do 4x400 m misto, de 11 a 24 de abril.

Para o 4x100 m masculino, coordenado por Felipe Siqueira e Carlos Camilo de Oliveira, serão chamados oito atletas – sete pelo Ranking Brasileiro de 28 de agosto de 2019 a 31 de dezembro de 2020 e um escolhido pelos treinadores responsáveis. No 4x100 m feminino, orientado por Katsuhico Nakaya e Carlos Alberto Cavalheiro, participarão seis atletas (cinco pelo Ranking e uma indicada pelos treinadores). Essas equipes já têm as seguintes competições pré-programadas nos Estados Unidos: Aztec Invitational e Triton Invitational, La Jolla, em San Diego, Brian Clay Meet of Champions, em Azuza, Mt Sac Relays, em Walnut, e Oregon Relays (dependendo de confirmação).

O revezamento 4x400 m misto, coordenado por Evandro Lazari, terá oito atletas, quatro de cada gênero, sendo três pelo Ranking Brasileiro de 28 de agosto de 2019 a 28 de março de 2021, e um escolhido pelo treinador responsável. Está prevista também a participação de técnicos convidados. O time tem pré-programadas as seguintes competições: Brian Clay Meet of Champions, em Azuza, Mt Sac Relays, em Walnut, e Oregon Relays (dependendo de confirmação).

Os atletas passarão ainda por avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico nas áreas de Bioquímica, Fisiologia, Biomecânica, entre outras. Em Bragança Paulista, os participantes seguirão também com as atividades específicas desenvolvidas pelos treinadores pessoais. “Estamos nos planejando da melhor forma possível, tendo com objetivo os Jogos Olímpicos. Claro que todos estamos sujeitos aos acontecimentos causados pela pandemia”, comentou Carlos Cavalheiro, do COB, e coordenador geral dos revezamentos.

O primeiro período de treinamentos dessa temporada foi o Camping Nacional de Treinamento de Provas de Revezamento, realizado de 28 a 31 de janeiro, no CNDA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.