Seleção Brasileira

Ansioso por estreia, Bruno Guimarães não teme pressão na Seleção

Capitão do Brasil no Pré-Olímpico, volante esperou cerca de sete meses para finalmente representar a equipe principal.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Bruno Guimarães, volante da Seleção Brasileira.
Bruno Guimarães, volante da Seleção Brasileira. (Lucas Figueiredo / CBF)

TERESÓPOLIS - Sete longos meses. Foi assim que o tempo passou para Bruno Guimarães desde que o meio-campista foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Após ter a chance de estrear pelo Brasil adiada, por conta da paralisação pela pandemia de coronavírus, o jogador do Lyon (FRA) foi mais uma vez chamado para defender a Seleção.

Devidamente apresentado na Granja Comary para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, Bruno Guimarães tem noção da responsabilidade que carrega. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (6), o meia disse não temer o peso dessa oportunidade.

"É um sonho realizado. Para vestir essa camisa, tem que ter personalidade, porque quando você entra em campo, você honra as cinco Copas do Mundo, honra a população do Brasil, que é apaixonada por futebol. Estou feliz, quero poder treinar, quero jogar, ajudar meus companheiros, entrar em campo", atestou Bruno.

Apesar de estar pela primeira vez no grupo da Seleção Principal, vestir a Amarelinha não é algo novo para Bruno Guimarães. Ele foi capitão e melhor jogador do Pré-Olímpico deste ano, na Colômbia, e foi um dos pilares da equipe comandada por André Jardine na conquista da vaga.

Na Principal, Bruno reencontrou alguns rostos conhecidos, como Douglas Luiz e Matheus Cunha, que jogaram na Olímpica ao seu lado, assim como Renan Lodi e Santos, que foram companheiros do meia no Athletico Paranaense. Esse entrosamento prévio é um facilitador para a adaptação dele ao elenco da Seleção, como o próprio admitiu.

"Ajuda bastante, já tem outros jogadores que eu conhecia, que joguei contra. Você se sente mais entrosado. Na primeira, vez você fica mais ansioso, para jogar, para treinar, para conhecer os jogadores, para passar logo no trote, é normal. Se o professor Tite precisar de mim eu vou fazer o melhor possível", revelou.

Uma característica constante na carreira de Bruno Guimarães tem sido a evolução. Desde os tempos de Atheltico Paranaense, até defender o Lyon e a Seleção Olímpica, o meia se destaca por sempre desenvolver o próprio futebol. A fórmula para isso tem como base muita autocrítica e uma ética de trabalho que envolve horas de estudo.

Isso faz com que o meia conheça muito bem o próprio estilo de jogo, colocando-se à disposição para atuar da maneira que Tite preferir.

"Eu gosto muito de acompanhar meus jogos, ver o que errei, ver o que acertei. Assisti a jogos da Seleção, todos os jogadores assistem. Vamos conversar com o Tite. Sobre jogar de 'cinco' ou 'oito', jogo como o professor preferir, me sinto à vontade para qualquer função no meio-campo", concluiu.

A Seleção Brasileira estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 na próxima sexta-feira (9), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). O segundo jogo será no dia 13 de outubro, contra o Peru, no Estádio Nacional, em Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.