Copa do Nordeste

Classificado às quartas, Fortaleza derrota o América (RN) de virada

Nordestão voltou a ter bola rolando após quatro meses.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Fortaleza venceu o América-RN em Salvador.
Fortaleza venceu o América-RN em Salvador. (Bruno Oliveira / Fortaleza EC)

SALVADOR - Após quatro meses parada por causa da pandemia de Covid-19 (coronavírus), a Copa do Nordeste 2020 voltou a ter bola rolando na noite desta terça-feira (21). Sob rigoroso protocolo de segurança e saúde implementado pela CBF, a principal competição regional do país deu pontapé inicial na última rodada da fase de grupos com Fortaleza e América-RN, que jogaram no Estádio Manoel Barradas, em Salvador. O estado da Bahia foi escolhido como sede única para o término da competição, abrigando as partidas restantes da Primeira Fase, além das Quartas de Final, Semifinais e Finais.

Em campo, o Leão do Pici saiu atrás no marcador na etapa inicial, quando Romarinho fez um belo gol para o América-RN. No segundo tempo, porém, o Tricolor marcou duas vezes com Wellington Paulista e virou o marcador. Ederson, já nos acréscimos, ampliou de pênalti e garantiu a primeira colocação do Grupo A, com 17 pontos. A equipe potiguar encerrou a participação na Copa do Nordeste com seis pontos, na sétima posição do Grupo B.

A oitava rodada da Copa do Nordeste 2020 terá continuação nesta quarta-feira (22), com mais seis jogos, definindo os últimos classificados para as Quartas de Final. Quem passar voltará a campo no próximo sábado (25), já na próxima fase do torneio. Confira aqui a tabela completa da Copa do Nordeste 2020.

O jogo

Já com a classificação garantida, o Fortaleza controlou a posse de bola nos primeiros minutos de partida. Foi o Leão do Pici, inclusive, a primeira grande oportunidade de gol. Aos 13 minutos da etapa inicial, o meia Marlon avançou pelo lado direito e arriscou um chute forte de fora da área. A bola subiu e passou por cima do gol defendido por Vitor Paiva, mas dando um susto no camisa 1 americano.

A partir daí o América-RN também cresceu na partida e passou a criar boas chances de abrir o marcador. Até que, aos 28 minutos, o time potiguar aproveitou um bate-rebate na zaga tricolor e balançou as redes com Romarinho. O camisa 10 ganhou a disputa com o defensor e bateu do bico da grande área, contando com o desvio em Derley para mandar a bola no ângulo de Felipe Alves, fazendo um golaço: 1 a 0.

Na volta dos vestiários, o Tricolor Cearense se lançou ao ataque em busca da igualdade. Pressionando, mas parando no goleiro Vitor Paiva, o Fortaleza só conseguiu colocar a bola nas redes aos 22 minutos. Depois de jogada ensaiada em cobrança de falta, a bola sobrou para Carlinhos, que mandou uma bomba de fora da área. O atacante Wellington Paulista se esticou e deu um leve desvio de cabeça, marcando seu terceiro gol na Copa do Nordeste 2020.

Mesmo com o empate, o Fortaleza não diminuiu o ritmo e seguiu na busca dos três pontos. O segundo tento saiu aos 34 minutos, novamente com Wellington Paulista e novamente de cabeça. Osvaldo fez grande jogada pela esquerda e encontrou o camisa 9 livre dentro da área. O centroavante só teve o trabalho de testar no cantinho, sem chances para Vitor Paiva. Wellington chegou aos quatro gols na Copa do Nordeste e passou a ser um dos artilheiros do torneio, ao lado de Gilberto, do Bahia, Rafael Longuine, do CRB, e Tiago Orobó, também do Fortaleza.

Já no apagar das luzes, aos 46 minutos, Osvaldo foi derrubado na área, e a arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, Ederson foi para a bola e não perdoou, fazendo o terceiro do Fortaleza e dando números finais à partida: 3 a 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.