Futebol

Prêmio Golden Boy 2020 tem seis indicados da Seleção Brasileira

Cem jogadores com idade abaixo de 21 anos brigam pelo prêmio.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Paulinho, atacante do Bayer Leverkusen e da Seleção Brasileira Sub-20.
Paulinho, atacante do Bayer Leverkusen e da Seleção Brasileira Sub-20. (Lucas Figueiredo / CBF)

LEVERKUSEN (ALEMANHA) - Seis jogadores com passagens recentes pelas seleções brasileiras de base e principal foram indicados ao prêmio Golden Boy 2020, que aponta os melhores atletas sub-21 atuantes na Europa. Gabriel Martinelli, Paulinho, Reinier, Rodrygo, Tetê e Vinicius Junior integram a lista inicial com 100 nomes.

"Fico muito feliz de estar nessa lista. É mais um reconhecimento do bom trabalho, ainda mais concorrendo com vários jogadores de alto nível do mundo todo", comenta o atacante Paulinho, do Bayer Leverkusen e da Seleção Olímpica, sobre outros nomes promissores do futebol mundial da lista como Haaland, do Borussia Dortmund, e Ansu Fati, do Barcelona.

Paulinho fez parte do grupo que se classificou para os Jogos Olímpicos no início do ano no Torneio Pré-Olímpico disputado na Colômbia. O camisa 7 foi titular do time de André Jardine e marcou três gols. É jogador da Seleção Brasileira desde a categoria Sub-15. Está em sua segunda temporada no futebol alemão e tem se destacado com gols e assistências no retorno do futebol após a parada por conta da pandemia de Covid-19.

Assim como Paulinho, Vinicius Junior e Rodrygo são nomes frequentes em listas de convocação da base da Seleção Brasileira. A dupla, do Real Madrid, já esteve outras vezes na eleição do jornal italiano. É o terceiro ano consecutivo que Vinicius é indicado. Em 2018, ele ficou entre os cinco mais votados. Já em 2019, o camisa 28 do Real Madrid terminou entre os vinte melhores ao lado de Rodrygo.

Gabriel Martinelli, Reinier e Tetê são as novidades brasileiras no Golden Boy. Martinelli, do Arsenal, tem passagens pelas Seleções Sub-20 e Olímpica. Tetê, do Shakhtar Donetsk, acumulou convocações na Seleção Sub-20. Já Reinier, o mais novo do sexteto, se destacou recentemente na Seleção Olímpica, na disputa do Pré-Olímpico. O jogador ex-Flamengo e agora no Real Madrid figurou em várias listas de treinadores da seleção nas categorias sub-15 e sub-17.

Nos últimos dois anos, nomes como Éder Militão, Vinicius Jr, Rodrygo, Mauro Junior, Evander e Leo Jabá foram indicados. Todos com passagens pela base da Seleção Brasileira. O Brasil já conquistou o prêmio Golden Boy em duas ocasiões: em 2008, com Anderson (Manchester United), e em 2009, com Alexandre Pato (Milan).

Sobre o Golden Boy

O jornal italiano Tuttosport premia o melhor jogador com idade abaixo de 21 anos desde 2003. A disputa começa com 100 nomes. A cada etapa, a lista vai diminuindo até chegar aos vinte melhores posicionados. A relação final é votada por 40 jornalistas dos principais veículos de imprensa na Europa. Além disso, há uma votação no site do jornal, que oferece o prêmio "Golden Boy Web" ao mais votado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.