Futebol

Palmeiras apresenta Vanderlei Luxemburgo como novo treinador para 2020

Será a quinta passagem do técnico pela agremiação palestrina.

Imirante Esporte, com informações da Agência Palmeiras

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras. (Fabio Menotti / Agência Palmeiras)

SÃO PAULO - Nesta sexta-feira (20), o Palmeiras, na figura do presidente Maurício Galiotte, apresentou oficialmente o técnico Vanderlei Luxemburgo, contratado no último domingo (15) para comandar a equipe alviverde a partir da temporada de 2020 (Luxa tem contrato de dois anos no Verdão). Para celebrar sua quinta passagem pela agremiação palestrina (as outras foram entre 1993 a 1994, 1995 a 1996, 2002 e 2008 a 2009), o treinador carioca – nascido em Nova Iguaçu (RJ) – recebeu uma camisa do Palmeiras com seu nome escrito e o número 5 nas costas.

“Vanderlei é um vencedor, absolutamente alinhado à nossa filosofia, ideias, aquilo que pretendemos. Quando pensamos em Luxemburgo, todo o palmeirense lembre de 93, 94, 2008, aquelas grandes equipes, as conquistas, a metodologia de trabalho alinhado com o nosso DNA. Vanderlei, nós desejamos, em nome de toda a torcida do Palmeiras, boa sorte, que a gente consiga nossos objetivos, que são as conquistas, e que você seja, mais uma vez, muito feliz conosco. Boa sorte!”, declarou o presidente Galiotte na apresentação do treinador.

Luxemburgo tem 67 anos e um extenso currículo, repleto de conquistas por diversos clubes grandes. Ele surgiu para o Brasil após conquistar o título paulista de 1990 pelo Bragantino. Pouco tempo depois, chegou ao Palmeiras, onde se consolidou como um dos grandes mestres do futebol: em sua primeira passagem no Verdão, deu início à vitoriosa Era Parmalat. Em 1993, encerrou um jejum de quase 17 anos sem títulos com uma histórica goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians na final do estadual.

"É um prazer muito grande estar de volta a São Paulo e ao Palmeiras, onde tenho uma história, conquistas importantes, mas essas conquistas foram importantes para estar na história do clube, no meu currículo, mas o mais importante é o que virá pela frente – disse o treinador, que conquistou quatro títulos paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008), dois brasileiros (1993 e 1994) e o Rio-São Paulo de 1993”, disse o técnico em sua apresentação no clube, nesta sexta-feira (20), entusiasmado.

Em seu último trabalho à frente do Alviverde, em 2008, o treinador acabou com mais um jejum: ao vencer o Paulista diante da Ponte Preta, encerrou um período de oito anos sem títulos do clube.

"É muito bom estar de volta ao Palmeiras, onde tive conquistas importantes. Essas conquistas foram importantes, mas mais ainda é o que vem pela frente. A nossa proposta é o que vamos fazer daqui para a frente, com novas conquistas para o Palmeiras, que é o principal. Passado é passado, presente é presente, e futuro é futuro. Vamos começar os trabalhos dia 6 em busca de novas conquistas", completou Luxemburgo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.