Handebol

Brasil empata com a França e conquista primeiro ponto no Mundial de Handebol

A maranhense Ana Paula Rodrigues foi uma das artilheiras da Seleção Brasileira na partida.

Imirante Esporte, com informações da CBHb

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Lance da partida entre Brasil e França, em Yamaga.
Lance da partida entre Brasil e França, em Yamaga. (Divulgação / IHF)

YAMAGA (JAPÃO) - O Brasil empatou com a França por 19 a 19 no segundo duelo pela fase de grupos do Campeonato Mundial de Handebol Feminino, disputado na madrugada deste domingo (1º), em Yamaga, no Japão. Em uma partida muito dura, com forte marcação de ambas as equipes, a Seleção Brasileira encaixou o jogo no segundo tempo e conseguiu equilibrar o placar, já que havia terminado a etapa inicial em desvantagem (7x10).

A central maranhense Ana Paula Rodrigues Belo teve mais uma boa atuação e foi uma das artilheiras do Brasil diante da França, com três gols em quatro finalizações, registrando aproveitamento de 75% no ataque. Bruna de Paula, Tamires Araújo e Adriana de Castro também se destacaram pela Seleção Brasileira, anotando três gols cada uma.

“Fizemos um jogo muito equilibrado, a equipe iniciou bem concentrada e a defesa pegou confiança e segurança. Ficamos abaixo no placar no primeiro tempo, mas penso que foi por alguns erros que cometemos em arremessos. No segundo tempo, conseguimos igualar o placar e até passar, mas falhamos em alguns chutes e, nos últimos momentos, a França ficou à frente no marcador. Mas a equipe manteve a confiança e a calma para conseguir um empate, que acredito ser importante, porque retomamos o espírito que esta equipe pode ter”, avaliou o técnico da Seleção, Jorge Dueñas.

Com o empate, o Brasil conquistou o seu primeiro ponto no Mundial e divide agora a quarta colocação do Grupo B do Mundial com a França. A primeira colocação da chave é da Alemanha, que venceu as duas partidas que disputou até agora e tem seis pontos. Vale lembrar que apenas as três melhores seleções de cada grupo se classificam para a segunda fase.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira no Mundial de Handebol Feminino será disputado na madrugada desta terça-feira (3), às 3h, contra a Coreia do Sul, em Yamaga. Depois disso, o Brasil ainda enfrentará Dinamarca e Alemanha na fase de grupos da competição.

O jogo

Foi um início de primeiro tempo duro, de forte marcação e com erros de ambas as equipes. O Brasil abriu o placar e as francesas marcaram o primeiro gol somente aos 8 min (2x1). Mas em apenas dois minutos elas chegaram ao empate por 3 a 3. A virada francesa veio aos 18min30seg (5x4). A Seleção voltou a apresentar algumas falhas e não conseguiu manter a superioridade no placar. Fim do 1º tempo: Brasil 7 x 10 França.

A Seleção voltou melhor na etapa final. Aos seis minutos, Bruna de Paula, com uma linda finta e um arremesso no canto curto, empatou para o Brasil (11 a 11). A França, com mais poder ofensivo, seguia abrindo pequena diferença. Mas o Brasil começou a encaixar o jogo e aos 10 minutos chegou ao empate (13 a 13) em um passe de costas de Paty Matieli para Tamires Morena. Aos 12min30seg a goleira Renata Arruda aproveitou o gol vazio e marcou a virada brasileira (15 a 14). A partir daí as duas equipes se alternaram no placar e por vários momentos estiveram empatadas. Tanto que o jogo encerrou assim: Brasil 19 x 19 França.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.