Copa América

Peru vence a Bolívia no Maracanã e encaminha classificação

Os peruanos chegaram a quatro pontos com a vitória diante dos bolivianos.

Fábio Lisboa / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
O Peru venceu a Bolívia e manteve a invencibilidade na Copa América.
O Peru venceu a Bolívia e manteve a invencibilidade na Copa América. (Divulgação / Conmebol)

RIO DE JANEIRO - O atacante Paolo Guerrero brilhou e ajudou a seleção do Peru a derrotar a Bolívia por 3 a 1 em jogo válido pelo Grupo A da Copa América disputado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com a vitória, o time peruano soma 4 pontos e alcança a liderança provisória da chave. Ainda falta o resultado de Brasil e Venezuela, que jogam hoje às 21h30. Os bolivianos permanecem sem pontuar.

O time peruano começou melhor a partida, apostando na velocidade de seus jogadores, em especial de Polo Andrade, que criava boas jogadas pela ponta direita.

Porém, quem abriu o marcador foi a Bolívia, mas em lance controverso. Aos 23 minutos Saucedo recebe dentro da área e chuta para o gol. A bola explode no braço de Zambrano. Contudo, o árbitro ficou em dúvida sobre um possível impedimento do ataque boliviano no início da jogada. Após uma demorada consulta ao VAR (árbitro de vídeo) o juiz finalmente confirmou a penalidade máxima. E, aos 28 minutos, o artilheiro Marcelo Moreno cobrou com muita categoria para abrir o marcador. 1 a 0 para a Bolívia.

Com a vantagem no marcador, a Bolívia se fechou atrás, esperando oportunidades para sair na velocidade. Já o Peru tentava encontrar espaços, em especial pela esquerda com o lateral Trauco. Mas a defesa boliviana conseguia afastar o perigo.

Mas, aos 44 minutos, a equipe boliviana avançou um pouco sua defesa e deu espaço para o Peru chegar ao gol do empate. O meia Cueva lançou Guerrero nas costas dos zagueiros da Bolívia, o atacante se livrou do goleiro Carlos Lampe com uma meia-lua e tocou para o gol vazio. Um golaço para deixar tudo igual.

Animado com o gol do empate obtido no final da etapa inicial, o Peru continuou comandando as ações no segundo tempo. E a virada não demorou a vir.

Aos nove minutos, Guerrero recebeu a bola na ponta esquerda. Com a bola no pé, o camisa 9 se livrou de um adversário e cruzou na medida para Farfán, que, dentro da área, subiu muito e cabeceou com categoria para vencer o goleiro adversário – 2 a 1 para a seleção peruana.

Com a desvantagem no placar, a Bolívia deixou a postura defensiva de lado e começou a dar espaços para a equipe adversária, que encontrava muitos espaços para contra-atacar.

E, aos 21 minutos, o time boliviano teve uma ótima chance de empatar. Castro chuta de fora da área com perigo, e Gallese defende parcialmente. No rebote, Saavedra chuta para fora sozinho diante do goleiro peruano e perde chance incrível.

Como para a Bolívia apenas a vitória interessava, o técnico Eduardo Villegas decidiu tirar dois meias para colocar dois atacantes: Fernández e Vaca.

Mas quem melhorou na partida foi o Peru, que a partir dos 30 minutos teve inúmeras chances claras de gol, com Polo, Tapia, Guerrero e Advíncula. Mas Lampe mostrou muita segurança no gol para segurar os ataques do adversário.

Aos 50 minutos, o terceiro gol do Peru finalmente veio. Após contra-ataque rápido, Flores recebe livre, avança até a entrada da área, dribla um zagueiro, deixa o goleiro adversário no chão com uma finta e chuta por cobertura para marcar um golaço. Peru 3 x 1 Bolívia para dar números finais ao jogo.

Na próxima rodada, o Peru enfrenta o Brasil na Arena Corinthians, em São Paulo, enquanto Bolívia e Venezuela jogam no estádio do Mineirão, em Minas Gerais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.