Futebol

Multicampeão na China, maranhense Elkeson lista momentos marcantes da carreira

Nascido em Coelho Neto, atacante disputa a sétima temporada no futebol chinês.

Imirante Esporte, com informações da CBF

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Elkeson, atacante maranhense do Shanghai SIPG
Elkeson, atacante maranhense do Shanghai SIPG (Divulgação / Shanghai SIPG)

XANGAI (CHINA) - Há sete anos na China, o maranhense Elkeson vem a cada temporada acumulando títulos e marcas expressivas. Nascido em Coelho Neto, o atacante partiu para o outro lado do mundo no fim de 2012, após figurar entre os goleadores do Brasileirão daquele ano, quando jogava pelo Botafogo. Na terra da grande muralha, o jogador já faturou quatro vezes o Campeonato Chinês, duas vezes a Liga dos Campeões da Ásia e uma Supercopa.

Atualmente defendendo o Shanghai SIPG, Elkeson concedeu entrevista ao site da CBF. Aos 29 anos de idade, o atacante, que se vê no melhor momento da carreira, resgatou na lembrança os tempos de Alvinegro carioca, quando, inclusive, foi convocado para a Seleção Brasileira.

"Esse é o meu sétimo ano na China. Estou muito feliz. Conquistei muitos títulos importantes pelo Guangzhou Evergrande, agora, mais dois pelo Shanghai SIPG. São momentos marcantes na minha carreira, assim como minha passagem pelo Botafogo, que foi especial. Foi jogando lá que fui convocado para a Seleção Brasileira, que era meu sonho e consegui realizar", disse Elkeson, antes de projetar mais títulos na China:

"Muito feliz com o meu momento, mas espero conquistar ainda mais títulos no futebol chinês, onde pretendo ficar por mais três ou quatro anos".

Apesar de querer seguir na China por mais tempo, o maranhense revelou que sonha voltar ao Brasil e defender o time de coração. Qual? Ele deu apenas uma pista.

"No futuro, eu pretendo voltar para jogar no futebol brasileiro, sim. Eu tenho um sonho de vestir a camisa do meu clube de coração, que prefiro não revelar qual é agora. Posso dizer que é um grande clube de São Paulo. Quem sabe um dia eu ainda consiga realizar esse sonho", contou.

Contando os gols marcados por Guangzhou Evergrande (2013 a 2015) e Shanghai SIPG (desde 2016), Elkeson balançou 121 vezes as redes na China. Ao lado dos compatriotas Oscar e Hulk no Shanghai, o atacante brazuca busca agora seu quinto título nacional. Revelado pelo Vitória, ele jogou no Rubro-Negro baiano até 2011, antes de se transferir para o Botafogo.

Contribuição do Brasil ao futebol chinês

"O chinês tem se interessado cada vez mais pelo futebol, são torcedores apaixonados. E como fãs do esporte, têm uma admiração muito grande pelo Brasil. Então, os jogadores brasileiros são muito queridos, bem recebidos e bem vistos pelo torcedor chinês. Não só os brazucas, mas os jogadores estrangeiros têm sido, de uma maneira geral, muito importantes para o aumento da popularidade do esporte aqui".

Brazucas na China

"A relação é ótima. Aqui no Shanghai, além de mim, tem o Hulk e o Oscar. Somos amigos dentro e fora de campo, estamos juntos nas folgas e isso é muito importante. A China é um país muito diferente do Brasil, então, principalmente no início, é muito importante essa boa relação para ajudar na adaptação. Eu não tenho do que reclamar, vivo muito bem na China, mas, com certeza, ter brasileiros por perto ajuda muito. Não tem alguém especial que eu goste de enfrentar, mas é sempre bom ter contato com jogadores do Brasil".

Seleção Brasileira

"Todo jogador sonha em vestir a camisa da Seleção. Eu já tive esse prazer. A concorrência é enorme, temos excelentes jogadores, principalmente na parte ofensiva. Eu procuro sempre fazer o meu trabalho da melhor forma possível, me dedico muito, me cuido. Penso que se eu continuar fazendo o meu trabalho bem feito no Shanghai, as chances aumentam. Seria um prazer ter meu nome lembrado novamente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.