Alteração

Fifa divulga novo formato para a disputa do Mundial de Clubes

O torneio será composto por 24 times e realizado a cada quatro anos. A primeira edição será em 2021.

André Nadler / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Gianni Infantino fez  em Miami o pronunciamento das mudanças do Mundial de Clubes.
Gianni Infantino fez em Miami o pronunciamento das mudanças do Mundial de Clubes. (Foto: Divulgação)

A Fifa divulgou oficialmente nesta sexta-feira (15) a criação de um novo Mundial de Clubes que encerrará com o formato anual do torneio. A partir de 2021, a disputa será realizada a cada quatro anos, em local a ser definido, ocupando a janela deixada pela Copa das Confederações no calendário mundial.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 8 para a Uefa, 3 para a Ásia, 3 para a África, 3 para a Concacaf, 6 para a Conmebol e 1 para a Oceania.. A Fifa deixou para as confederações continentais definirem os critérios de classificação ao novo Mundial de Clubes. Ainda haverá duas edições do velho Mundial com sete clubes, em 2019 e 2020.

Ameaça de boicote da Europa

Alguns grandes nomes do futebol europeu ameaçaram boicotar a nova competição, pois não acharam interessante esse novo formato. A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) explicou por meio de uma para a Fifa que os clubes pertencentes ao grupo não participariam caso esse novo estilo de torneio fosse aprovado.

O documento foi assinado por 15 clubes das Europa. Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica são alguns dos times que não aprovaram o novo Mundial de Clubes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.