Copa do Brasil

Zé Ricardo elogia comprometimento do Botafogo diante do Cuiabá

Com a vitória sobre a equipe mato-grossense, o Alvinegro avançou à terceira fase da Copa do Brasil.

Imirante Esporte, com informações do Botafogo FR

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Zé Ricardo, técnico do Botafogo.
Zé Ricardo, técnico do Botafogo. (Vitor Silva / SSPress / Botafogo FR)

RIO DE JANEIRO - Jogo único, em casa, contra um adversário que não está na elite do futebol nacional. Poderia parecer fácil, mas do outro lado o Cuiabá, até então invicto no ano, se mostrou bem organizado e compacto, caiu uma forte chuva na hora da partida e havia a tensão de mata-mata. O Botafogo foi inteligente, jogou bem, venceu por 3 a 0 e garantiu classificação para a terceira fase, comemorada por Zé Ricardo.

Em entrevista coletiva, o treinador reconheceu o mérito do adversário em dificultar o jogo e valorizou a atuação de seus comandados. Confira os principais trechos:

O jogo

"Foi um jogo tenso. Partida de Copa sempre exige mais do atleta, principalmente concentração. Confesso que o início do jogo me preocupou um pouco. Não sei se a chuva atrapalhou, mas entramos abaixo. Depois as coisas se arrumaram. O Cuiabá é bem montado, ainda não tinha perdido esse ano e sofrido apenas dois gols. O trabalho do Itamar é muito bom. O primeiro gol no final do primeiro tempo ajudou e fez o Cuiabá sair mais. Os outros dois gols saíram em contra-ataques. Queria parabenizar o grupo que soube entender a importância dessa partida".

Tática

"O que pude perceber é que o Itamar adiantou um de seus volantes e demoramos um pouco para fazer essa leitura da diagonal dos homens por dentro. A opção pelo Gustavo é porque sabíamos que precisávamos ter a bola, mesmo sem ter a proteção do Jean. Corremos um risco calculado. Partida desgastante pelo campo pesado. Cícero, Alex Santana, alguns ainda se recuperando de desconforto. Alex praticamente não treinou desde a Argentina, só na terça por 20 minutos. Por pouco não entrou em campo e depois pediu pra sair. Optamos pelo Cícero, bom controle de bola e acabou tendo boa atuação. Gostei do pouco tempo que ele esteve em campo. Tomara que nos próximos jogos possamos dar mais minutagem a ele, um jogador que será importante na temporada".

Satisfação

"São vários fatores, mas acho que o principal é a dedicação dos atletas. Chega a ser irradiante para a gente. Cada vez que chegamos aqui saber que tem um grupo que vai absorver as informações e treinar com comprometimento. Me deixa feliz. Se tiver que enumerar fatores, colocaria a entrega do grupo. É um elenco enxuto, mas todos estão se doando ao máximo. Isso tem dado a segurança de colocar qualquer atleta. O conteúdo é dado de forma igual para todos".

Erik

"O mais importante em qualquer profissão é gostar do que faz e se sentir bem onde você está. O Erik tem qualidade como nós sabemos. Desde o ano passado se sentiu muito bem aqui, a torcida o recebeu muito bem. Quando houve a chance de retornar, fiz o contato com o atleta e o que eu disse para ele foi que se decidir retornar será muito bem recebido outra vez. Ele está feliz, com isso o rendimento dele tende a melhorar. Estamos felizes também com suas atuações. O mais importante é que ele joga pela equipe e por isso saem os gols. Erik era o primeiro batedor da equipe hoje. Mas o Pimpão pediu para bater, eu mandei seguir o combinado e o Pimpão entendeu de forma muito profissional".

Diego Souza

"Foi como falei antes do jogo. Tenho muito respeito pelo São Paulo. Difícil falar sobre um jogador que pertence a outro clube. Tenho as mesmas informações que a imprensa. Posso falar novamente que é um atleta de potencial muito grande. Se houver o acerto entre as partes, certamente vai nos ajudar bastante. A temporada é longa e a mescla de jovens com experientes tende a dar muito certo. Diego pode fazer mais de uma função. Vamos deixar acontecer dentro da maior ética e respeito possível".

Preferência

"O estilo que gosto é um jogo mais construído. Às vezes as coisas não acontecem. Tem que levar em consideração alguns aspectos, como a própria identidade do clube. O campo estava pesado no início, colocamos o Bochecha para ter mais qualidade. Uma equipe se torna forte quando consegue fazer variações, jogo por dentro, jogo apoiado... Quando tem jogador com as características dos nossos, não tem por que não aproveitar a velocidade".

Marcelo

"Conheço o Marcelo há muito tempo. Enfrentei ele na base algumas vezes. Vem tendo boas atuações há alguns anos. Tendência é melhorar cada vez mais. Tem uma qualidade muito grande no futebol atual em sua posição que é a velocidade. Estamos cobrando confiança, que em algum momento ele perdeu. Parece que retomou, está muito bem na dupla com o Gabriel. Fico feliz por mais um jogo sem sofrer gols. Isso é importante para que possamos evoluir em outros aspectos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.