Copa do Brasil

Zé Ricardo alerta para erros, mas comemora evolução do Botafogo

O Alvinegro bateu o Campinense e garantiu vaga na segunda fase da Copa do Brasil.

Imirante Esporte, com informações do Botafogo FR

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Zé Ricardo, técnico do Botafogo.
Zé Ricardo, técnico do Botafogo. (Vitor Silva / SSPress / Botafogo FR)

CAMPINA GRANDE - Se no ano passado a primeira fase da Copa do Brasil ficou marcada negativamente no Botafogo, com derrota para a Aparecidense por 2 a 1, em 2019 o time foi seguro e consciente para vencer bem o Campinense, por 2 a 0, em Campina Grande. O técnico Zé Ricardo valorizou a vitória, a classificação e a evolução de sua equipe. No entanto, alertou para erros, sobretudo na etapa inicial.

Em entrevista coletiva após a partida, o treinador destacou a classificação e projetou as próximas semanas. Confira os principais trechos:

Avaliação

"Depois de um início ruim, a gente reconhece que as coisas estão evoluindo. Mas hoje ainda pecamos, principalmente no primeiro tempo, onde demos muitos contra-ataques para a equipe do Campinense. Depois, fizemos o nosso primeiro gol. No segundo tempo, a gente cobrou de valorizar mais a posse. O segundo gol acabou dando tranquilidade e a oportunidade para o João Paulo readquirir a forma física. Certamente será um jogador importante para nós na temporada".

Tempo para treinar

"Acredito que para todos os treinadores ter uma semana cheia é sempre bom. Como tivemos uma reformulação muito grande no nosso plantel, para a gente certamente foi importante. Mas a gente sabe que o calendário do futebol brasileiro é pesado e não dá muitas oportunidades para que você tenha essas semanas cheias. A gente pode dizer que foi proveitoso para nós. São três jogos que a gente conseguiu vencer e sem tomar gols. Acredito que estamos no caminho certo".

Alex Santana

"Alex vem evoluindo jogo a jogo. Tem muito para crescer. Em alguns momentos acaba conduzindo demais a bola sem necessidade. Jogador que tem deixado todos nós com um entusiasmo muito grande. Ele tem um potencial para ainda ser desenvolvido. Nesse pouco tempo que tem de clube, já mostrou que pode ser muito importante na temporada".

Classificação

"Importância grande. A gente precisava classificar hoje. Depois, vamos dizer, do trauma do ano passado, a gente precisava passar dessa primeira fase. A Copa do Brasil é uma competição em que todos os times têm grande ambição, e o Botafogo não é diferente. Então o pensamento grande na competição, tanto na de hoje quanto na da semana que vem (Sul-Americana). São importantes, e vencer no mata-mata dá moral e confiança para seguirmos o trabalho".

Falou sobre Copa do Brasil 2018?

"Pelo contrário. Não tocamos no assunto, falamos muito sobre concentração, mas em momento algum comentamos o episódio do ano passado, porque acho que quando a gente relembra esses momentos, acaba trazendo algo para o subconsciente. Que não faz parte do que a gente queria para hoje. Comentamos agora no final, quando fechamos, mas isso é uma coisa que a gente sempre procura olhar para frente".

Palmas para a torcida

"Agradecer à torcida que veio hoje. A torcida do Botafogo é muito grande e fez uma festa muito bonita aqui. Que bom que pôde sair feliz daqui com a classificação".

Defensa y Justicia

"Agora é descansar bastante. Na próxima semana, temos um adversário bem difícil, atual líder do Campeonato Argentino (divide a ponta com o Racing). A gente vai ter que se preparar bastante se quiser trazer a classificação na Sul-Americana para o Rio".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.