Basquete

Flamengo e Botafogo disputam vaga na final da Copa Super 8

Competição definirá um representante brasileiro na Liga das Américas em 2019/2020.

Imirante Esporte, com informações da LNB

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Flamengo e Botafogo se enfrentam pelas semifinais da Copa Super 8.
Flamengo e Botafogo se enfrentam pelas semifinais da Copa Super 8. (Staff Images / CR Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Os clássicos, em si, já são para lá de atrativos. Quando valem alguma coisa, então, nem se fala. No caso de Flamengo x Botafogo, o que está em jogo é nada menos que um lugar na final de um torneio que dá ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”.

Isso mesmo. Os dois clubes, rivais de camisa do Rio de Janeiro, estarão frente a frente pela semifinal da Copa Super 8. A regra é simples: quem ganhar, vai à final. Quem perder, está fora. O duelo será nesta quinta-feira (27/12), na Arena Carioca 1, às 21h10 (de Brasília).

Ambos os clubes chegam para essa semifinal embalados. O Flamengo, terceiro colocado do primeiro turno do NBB, bateu o Life Fitness/Minas (6º) nas quartas de final da Copa Super 8, por 92 a 74.

Já o Botafogo, sétimo no NBB, foi a São Paulo e bateu o vice-líder EC Pinheiros de maneira incrível, em pleno Ginásio Henrique Villaboim, por 79 a 74, e avançou à semifinal do torneio.

É claro que históricos e estatísticas não entram em quadra, cada jogo tem sua história e isso nem se discute. No entanto, o retrospecto de Flamengo x Botafogo é totalmente favorável aos rubro-negros, que nunca perderam o clássico desde o retorno do rival à elite do basquete.

Só no NBB foram três partidas, com três triunfos do Mengão – um deles o do primeiro turno da atual temporada, por largos 102 a 73, há pouco mais de três semanas, no dia 07 de dezembro.

Já no Estadual 2018, antes do início do NBB, o Flamengo também não perdeu para o Botafogo. Além dos triunfos na fase de classificação, os rubro-negros venceram a série melhor de três da decisão por 2 a 0 e se sagraram campeões invictos do torneio em pleno Ginásio Oscar Zelaya, casa do Fogão.

Mas, apesar do retrospecto ser desfavorável, o técnico do Botafogo, Léo Figueiró, prefere se basear aqui e no agora. Para ele, a vitória sobre o Pinheiros deu um gás a mais para a equipe antes dessa decisão.

“Temos trabalhado jogo a jogo, sem pensar muito no passado e nem projetando muito o futuro. A vitória contra o Pinheiros com certeza nos trouxe mais confiança, pois estávamos sem vencer há três jogos e conseguimos bater uma fortíssima equipe, muito bem treinada e no seu ginásio. Isso com certeza nos faz acreditar que podemos fazer um grande jogo contra o Flamengo e assim lutar pela vitória”, disse Léo Figueiró, que prometeu luta até o fim:

“O torcedor alvinegro que acompanha a equipe sabe que vamos nos entregar ao máximo dentro de quadra. Sempre que estamos em quadra, independente do resultado, buscamos a todo instante nosso melhor desempenho, honrando e respeitando a camisa do Botafogo e buscando a vitória a cada bola disputada”, finalizou o comandante do Fogão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.