Circuito Brasileiro Open

Semifinais do feminino são definidas em Campo Grande

Talita, que retornou às quadras após mais de um ano ausente, comentou a alegria de refazer a dupla com a cearense Taiana com vaga na semifinal.

Imirante Esporte, com informações da CBV

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Talita retornou após 13 meses ausente e já está na semifinal.
Talita retornou após 13 meses ausente e já está na semifinal. ( Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)

CAMPO GRANDE - As quatro duplas que disputarão medalhas na etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 18/19 foram definidas nesta sexta-feira (23), após vencerem jogos das oitavas e quartas de final. Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) enfrentará Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) neste sábado (24), às 11h10 (de Brasília), enquanto Talita/Taiana (AL/CE) encara Ágatha/Duda (PR/SE) às 12h, pelo último torneio nacional do ano.

Os dois duelos das semifinais terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já a disputa da medalha de bronze, que também ocorre no sábado, às 19h (de Brasília), e a final do torneio, na sequência, às 20h, terão exibição exclusiva pelo SporTV 2. A entrada na arena montada no Parque das Nações Indígenas é franca.

Talita, que retornou às quadras após mais de um ano ausente, comentou a alegria de refazer a dupla com a cearense Taiana com vaga na semifinal. Elas superaram nas quartas de final Carolina Horta e Ângela por 2 sets a 0 (21/17, 21/17), em 39 minutos.

"Estou muito feliz, estou em um momento especial de minha vida. Na quinta-feira estava ansiosa no primeiro jogo, foi diferente. Já joguei três edições dos Jogos Olímpicos e não tinha sentido isso antes, o Renatinho (filho) estava aqui e foi um sentimento diferente. Eu e Taiana temos um jogo que encaixa, e isso foi algo que ajudou, pois voltei com uma parceira nova e um técnico novo, mas que são pessoas conhecidas, me dá uma paz, um suporte. Isso foi fundamental para o sucesso desta estreia", analisou.

Taiana elogiou a parceira e o entrosamento da dupla, que atuou lado a lado em 2013 e 2014.

"Nesse primeiro momento meu papel é, além de dar o meu melhor, jogar por ela, puxar o jogo. E temos um entrosamento natural, e isso facilita muito. Estou muito feliz de voltar para uma semifinal, estou feliz por ela ter voltado, Talita tem uma atitude de campeã. Conseguimos por em prática o que foi combinado. Agora é focar na semifinal, que as equipes já estarão mais rodadas e os jogos são bem mais difíceis", disse.

Ágatha e Duda, que em 2018 conquistaram o Circuito Mundial e o World Tour Finals, comentaram a expectativa para o último torneio do ano, apesar do cansaço de uma temporada com diversos jogos. Elas avançaram à semifinal ao superarem Tainá e Victoria (SE/MS) por 2 sets a 0 (21/16, 21/13) nas quartas de final.

"A gente mantém a motivação ao longo do ano. Agora o final da temporada vai chegando, mas precisamos manter nosso lado psicológico equilibrado. Não podemos nos deixar a proximidade das férias nos afetar. Ainda temos duas partidas neste campeonato e só restaram times muito fortes, precisamos nos manter atentas. Mas com a união da nossa equipe, com o apoio de nossa comissão técnica vamos conseguindo isso passo a passo", destacou Duda.

Fernanda Berti e Bárbara Seixas, que foram campeãs da etapa passada, em Vila Velha, avançaram ao ‘final four’ superando nas quartas de final Vivian e Vitória (PA/RJ) por 2 sets a 0 (21/16, 21/16), em 43 minutos. Já Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) superaram Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), também por 2 a 0 (21/17, 22/20) pela vaga na semifinal.

Se o confronto entre Talita/Taiana e Ágatha/Duda será o primeiro dos times, Fernanda Berti/Bárbara Seixas e Maria Elisa/Carol Solberg já se enfrentaram seis vezes (inclusive na decisão da etapa passada), com quatro vitórias de Fernanda/Bárbara. Das quatro semifinalistas, apenas Ágatha/Duda ainda não foi ao pódio no tour 18/19, que começou em setembro deste ano e está na terceira etapa.

Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ).

Após Campo Grande (MS), outras quatro etapas da temporada 18/19 serão realizadas no próximo ano. São Luís (MA) recebe o torneio em janeiro, de 23 a 27 de janeiro. Fortaleza (CE) será palco das disputas em fevereiro, de 20 a 24 de fevereiro. Natal (RN) sediará a sexta etapa, de 20 a 24 de março, enquanto João Pessoa (PB) fecha o circuito, de 9 a 14 de abril.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.