Campeonato Brasileiro

Dorival Jr pede Flamengo com "pés no chão" na reta final do Brasileirão

Com a vitória no clássico contra o Fluminense, o Rubro-Negro continua na briga pelo título nacional.

Imirante Esporte, com informações do CR Flamengo

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Dorival Junior, técnico do Flamengo.
Dorival Junior, técnico do Flamengo. (Gilvan de Souza / CR Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Em um sábado marcado pelo calor extremo no Rio de Janeiro, o Flamengo abafou o Fluminense e goleou com facilidade por 3 a 0. Uribe duas vezes e Léo Duarte marcaram os gols do clássico, no Maracanã. Após a partida, o treinador Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva e falou sobre o resultado que colocou o Fla na vice-liderança momentânea do Brasileirão, com 55 pontos.

“Tranquilidade, equilíbrio e pés no chão. Sabemos que será um momento decisivo, temos uma margem de erro menor do que os adversários que estão na nossa frente. Estou muito satisfeito com a postura da equipe, a simplicidade no estilo de jogo. Temos criado situações que colocam o adversário em dificuldades e não passamos dificuldades. Espero continuar com calma e equilíbrio rodada a rodada, tentando diminuir a diferença. Esperamos ser uma surpresa na reta final”, afirmou o treinador.

Grande destaque da partida com dois gols marcados, Uribe vem ganhando espaço com o novo treinador. Dorival elogiou o atacante e creditou a evolução ao tempo de treinamento para ajustes na equipe e a adaptação do camisa 20.

“O tempo de trabalho tem sido fundamental. Tivemos tempo de recuperação, foram dois jogos e o segundo tempo com o Bahia de muita qualidade. Eu reputo essa melhora à qualidade dos jogadores. O treinador ajusta, repete os movimentos, mas os jogadores fazem a diferença e as qualidades individuais estão aparecendo. O Uribe foi disputado por várias equipes, até fora do país. É natural que em uma mudança ele leve um tempo para adaptação. Eu não tenho dúvidas que ele possa ser o grande atacante da nossa equipe. Ele vem mostrando isso e vai mostrar muito mais. Ele já se sente muito mais confortável, porque a bola tem chegado, as triangulações estão funcionando. As qualidades da equipe prevalecem em um momento como esse”, destacou Dorival.

Para concluir, o comandante rubro-negro fez questão de ressaltar a entrega de todo o elenco para conquistar o resultado positivo.

"A integração mostra que ganhamos a partida não só com os 11 titulares e os três que entraram, e sim com o grupo todo. Há seriedade nos treinamentos e no dia a dia. Qualquer tropeço nos impede de chegar ao nosso objetivo. Estamos preocupados com todos os detalhes. Os atletas que estão ao nosso lado têm contribuído muito para nossa recuperação no campeonato".

O Flamengo volta a campo no próximo domingo (21) para enfrentar o Paraná, às 19h, no Durival Britto, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Outros tópicos da coletiva:

Estilo de jogo

"A estratégia que nós temos é clara. A gente trabalha a bola de um lado e ela é virada para que a gente pegue a equipe no mano a mano, seja com Vitinho ou Everton. Nós temos que ter três homens que se aproximam, Pará, Renê ou Arão".

Pressão no Flamengo e volta do Diego

"Acho que temos uma pressão natural, todas as equipes passam por isso, quer seja um pressão para se aproximar dos líderes, quer seja para entrar no G4 ou até mesmo para fugir do rebaixamento. O Diego se encontra em uma fase de transição e vamos avaliá-lo durante a semana. Tendo condição, ele será integrado. É um jogador muito importante para nossa equipe".

Arão titular

"É difícil ficar falando individualmente de jogador, mas a função que ele vem cumprindo é importante, ele dá sustentação ao nosso sistema defensivo e apoia muito nosso ataque. É um posicionamento importante e vem tendo uma regularidade. Ele vinha fazendo isso em outras equipes e aqui no Fla também. Titularidade é relativa, os jogadores que vão buscando seu espaço. O treinador tem que interferir o menos possível. No jogo contra o Bahia entramos com três alterações, contra o Corinthians mais três e hoje também. Isso é bom para todos perceberem que podem buscar espaço na equipe".

Apoio da torcida

"Nós estamos sabendo aproveitar o momento intensificando os trabalhos que vocês têm acompanhado. A equipe tem jogado com simplicidade. Essa atmosfera criada pela torcida, a forma como a torcida leva o time nas costas, a forma coma a torcida a apoia. Nós precisamos que isso se intensifique, para que a gente chegue nos momentos decisivos mais fortes. Isso o flamengo tem feito, em função da participação do nosso torcedores. A nossa distância para as equipes da frente ainda permanece".

Mauricio Barbieri x Dorival Júnior

"Eu tive a felicidade de ter duas semanas de trabalho e isso foi importante. Os trabalhos de finalizações e infiltrações são planejados e programados dentro do que a gente percebia. O Maurício não teve tempo para fazer isso em função da quantidade de partidas que a equipe vinha realizando. Nós tivemos essa oportunidade, corrigimos alguns posicionamentos para que a gente tivesse uma aproximação mais rápida, nossos meias são fundamentais para isso. Foram alguns detalhes que mudaram as triangulações e as chegadas ao ataque. O Vitinho vem crescendo naturalmente, assim como o Uribe, o Berrío. É uma cadeia, um jogador vem puxando o outro".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.