Campeonato Brasileiro

Marcelo Oliveira fala sobre o primeiro Fla-Flu da carreira

Treinador do Tricolor destacou que o clássico carioca tem um peso diferente.

Imirante Esporte, com informações do Fluminense FC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Marcelo Oliveira, técnico do Fluminense.
Marcelo Oliveira, técnico do Fluminense. (Mailson Santana / Fluminense FC)

RIO DE JANEIRO - Prestes a completar quatro meses no comando o Fluminense, o técnico Marcelo Oliveira disputa neste sábado o primeiro Fla-Flu da carreira. Acostumado a grandes clássicos e jogos importantes, o treinador não esconde que o Fla-Flu tem um peso diferente.

"É um clássico histórico. A gente acompanha o Fla-Flu há anos, gera sempre uma expectativa muito grande. Como atleta, já disputei Atlético x Cruzeiro, que é uma rivalidade muito acirrada, e no Rio, Botafogo x Flamengo, Fluminense e Vasco. O que mais me chama atenção no Fla-Flu é o glamour. Aqueles jogos com Maracanã lotado, muita rivalidade, mas muita alegria e muita festa do torcedor. Vamos assim para esse jogo, esperando que seja disputado, mas técnico. Que gere alegria para o torcedor, que não tenha nenhum tipo de confusão, dentro e fora de campo", disse o técnico que acredita em uma partida equilibrada, este sábado, às 17 horas, no Maracanã.

"Nos clássicos as coisas se equilibram, porque tem outros ingredientes que tem peso importante nesse tipo de jogo. Tática, parte técnica, emocional, são fundamentais. Mas a entrega também é muito importante. E temos um grupo que já provou ser muito determinado. Vamos enfrentar um bom time e vamos com a nossa força que é o coletivo para tentar decidir o jogo na hora certa", analisou Marcelo Oliveira.

O treinador confirmou ainda a manutenção de Marcos Jr no lugar de Sornoza. No entanto, em relação ao lado direito, o treinador manteve o mistério deixando em aberto a possibilidade de utilizar três jogadores: Mateus Norton, Igor Julião e Dodi.

Confira outros trechos da coletiva do treinador:

Jogar com três zagueiros

"O esquema não é do Abel, é do futebol. Já utilizei em outros times também. Fiz essa opção por achar que dá uma segurança maior ao time. Os nossos alas vem muito bem, o Jadson cresceu. Durante o jogo podemos trocar se achar que estamos tendo dificuldades".

Desfalques

"Às vezes se fala do Pedro, às vezes do Sornoza, mas temos que conviver com os desfalques. Tivemos uma boa atuação do Marcos Jr ali por dentro. Ele não tem o passe do Sornoza, mas dá mais agressividade. Procuramos isso, confiar em quem tem oportunidades. Na lateral, é uma outra situação que temos que lidar. As opções são o Norton, mais marcador, o Dodi e o Julião. Foram esses jogadores que treinaram e que vão estar à disposição. O importante é o jogador entender a função, mesmo não sendo da posição".

Conhecendo o elenco

"É um tempo curto para conhecer todos os jogadores jogando. Vê no treino, mas às vezes no jogo é diferente. Calendário é curto, estamos sempre com jogos complicados. No último conseguimos observar jogadores que não vinham entrando. Estamos marcando bem, os jogadores estão se soltando. Esperamos que essa combinação nos ajude no jogo contra o Flamengo.Todos os jogadores que estão no nosso elenco são valorizados e pensamos que podem ser utilizados a qualquer momento. O Daniel e o Calazans mostraram que podem ser úteis. Estão convocados para o jogo e podem ser utilizados dependendo do andamento da partida".

Importância da vitória no clássico

"Para a reta final do Brasileiro, todo resultado é comemorado e representa muito. Contra o Paraná, talvez se não tivéssemos feito o gol no primeiro tempo, o jogo poderia se arrastar. Clássico envolve a emoção do torcedor, a história de dois grandes clubes. Acho que uma vitória pode gerar uma confiança ainda maior para a gente arrancar e buscar objetivos maiores".

Dupla Everaldo e Luciano

"O forte do Fluminense é o coletivo e tem que ser o coletivo. Mas o Everaldo e o Luciano, jogadores mais próximos do gol adversário e puxando os contra-ataques, têm feito isso muito bem. O Luciano criando chances, o Everaldo sendo uma boa surpresa, um jogador que vínhamos observando. Está muito à vontade. Vamos precisar muito de todos os jogadores".

Estilo de comando

"Posso dizer que sou um técnico que cobra, mas que cria um bom ambiente. Acho que isso é básico, ter um ambiente saudável, onde possa trabalhar com prazer, alegria, e estabelecer objetivos. Cobro, mas procuro conscientizar. Pode ser uma característica de mineiro, mas pode ser de qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil. Sempre acredito no trabalho, na união do grupo, para conseguir os melhores resultados".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.