Recuperação

Fred inicia processo de transição para a preparação física

O camisa 9 teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, além de sofrer uma lesão periférica na parte lateral.

Imirante Esporte, com informações do Cruzeiro

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Fred e o fisioterapeuta Charles Costa.
Fred e o fisioterapeuta Charles Costa. ( Fotos: Vinnicius Silva / Cruzeiro)

BELO HORIZONTE - A semana começou com uma grande notícia na Toca da Raposa II: em fase de recuperação de uma grave lesão sofrida em seu joelho direito, o atacante Fred foi liberado pelo Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (CARE) para iniciar o processo de transição para a preparação física em campo.

O camisa 9 teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, além de sofrer uma lesão periférica na parte lateral, afetando um ligamento secundário, na partida contra o Tupi, em 25 de março deste ano. Desde então, ele tem seguido à risca todo o planejamento elaborado pelos profissionais cruzeirenses, e agora inicia uma nova etapa de sua recuperação.

“O Fred é um caso que temos muito carinho por causa de sua evolução, por se tratar de uma lesão não tão convencional no joelho. Os parâmetros que ele tem apresentado são muito satisfatórios. A gente completou agora o quarto mês de cirurgia, estamos com quatro meses e meio de recuperação. Ele já cumpriu todos os processos do ponto de vista da fisioterapia, todos os índices, testes, todas as alterações perceptíveis pelos nossos métodos de imagem e complementares de diagnóstico são satisfatórios. Fizemos a nossa reunião e resolvemos adiantar um pouco essa transição para a preparação física. Foi uma grande vitória do nosso departamento”, destacou o médico celeste, Sérgio Campolina.

De acordo com o profissional estrelado, agora a etapa será de novas observações em relação à evolução do quadro do jogador, que passará por atividades mais intensas de forma gradativa.

“Assim como tínhamos os parâmetros dos pontos de vista do cirurgião e do fisioterapeuta, agora vamos acompanhar os parâmetros da preparação física, em trabalhos individualizados, coletivos em grupos pequenos e, em seguida, em grupos livres. Não há um padrão. Assim como nas etapas anteriores, é algo individualizado que iremos acompanhando, torcendo para que ele tenha uma evolução como teve até o momento”, observou Campolina.

Fisioterapeuta do Clube, Charles Costa ressaltou que o jogador já se encontra em uma fase na qual considera segura para dar novos passos em sua recuperação.

“O Fred agora está sendo liberado para retomar atividades mais funcionais em campo, com uma densidade e volume maiores. Ele dispõe de todos os pré-requisitos de segurança, de força, amplitude, movimento e controle motor, que nos dá segurança em libera-lo para a preparação física”, ressalta Charlinho.

De acordo com o fisioterapeuta da Raposa, a dedicação de Fred durante o tratamento tem sido fundamental para que ele venha apresentando resultados tão satisfatórios.

“A forma como o atleta encara uma lesão que o afasta por um período tão prolongado das atividades normais é extremamente importante para o processo de reabilitação. A gente ofereceu metas a curto prazo, e o Fred se mostrou extremamente proativo e dedicado com todas as atividades propostas. Associando o trabalho nosso com a compreensão do atleta, isso corroborou com esse resultado de liberação tão rápida após uma lesão tão severa”, enalteceu Charlinho.

Sérgio Campolina também endossou as palavras do fisioterapeuta e destacou o profissionalismo do atacante em todas as metodologias propostas dentro do tratamento.

“O Fred realmente é o que a gente chama de atleta exemplar em todos os sentidos. Ele tem batido todas as metas físicas, metas de peso, de musculatura. Creio que agora não será diferente. É um atleta que se envolve muito no processo de recuperação e isso auxilia bastante”, elogiou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.