Vôlei

Seleção Feminina encerra Liga das Nações na quarta colocação

Equipe brasileira se despediu do torneio com derrota para a China neste domingo (1º).

Imirante Esporte, com informações da CBV

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Divulgação / FIVB)

NANJING (CHINA) - A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a participação na Liga das Nações em quarto lugar. Neste domingo (1º), o Brasil foi superado pela China por 3 sets a 0 (25/18, 25/22 e 25/22), em Nanjing, na China, na disputa pela medalha de bronze. O time verde e amarelo terminou a competição, com 14 vitórias e cinco resultados negativos ao longo de sete semanas. Os Estados Unidos ficaram com o título ao superarem a Turquia na decisão por 3 sets a 2 (17/25, 25/22, 26/28, 25/17 e 15/7). A oposta Tandara e a líbero Suelen entraram na seleção do campeonato.

Na partida contra a China destaque para a oposta Tandara, maior pontuadora entre as brasileiras, com 15 pontos. A ponteira Gabi também se destacou, com 11 pontos. Pelo lado da China, a ponteira Zhu foi quem mais marcou pontos, com 20 acertos.

O treinador José Roberto Guimarães lamentou a derrota, mas parabenizou o grupo brasileiro pelo empenho ao longo das sete semanas da Liga das Nações.

“Jogamos bem as duas primeiras partidas da Fase Final e depois o time sentiu a derrota para Turquia. A Liga das Nações serviu de aprendizado para esse grupo. As jogadoras se dedicaram muito, nosso time se superou e teve muita garra. Elas tentaram em todos os momentos. Saímos dessa competição de cabeça erguida. Sabíamos que a Liga das Nações seria um processo de treinamento para chegarmos nas melhores condições no Mundial. Agora, elas vão descansar por duas semanas e depois vamos seguir na preparação para o Mundial”, analisou José Roberto Guimarães, que ainda ressaltou a importância do trabalho físico na seleção feminina.

“Tenho que agradecer a todas as jogadoras pela dedicação ao longo dessas sete semanas. Temos um time baixo e que precisa de todas as jogadoras bem fisicamente para enfrentar as melhores equipes do mundo. Vimos nessa competição o nível que precisamos atingir para jogar contra as melhores seleções do mundo”, disse José Roberto Guimarães.

A oposta Tandara, eleita a melhor oposta da Liga das Nações, comentou sobre a participação do Brasil na Fase Final.

“Jogamos muito bem nas duas primeiras partidas. Hoje não tivemos uma boa atuação. Sentimos um pouco a derrota para a Turquia. Derrotas servem para o aprendizado. Temos que trabalhar ainda mais para o Mundial que é o nosso principal objetivo na temporada”, afirmou Tandara.

O jogo

O Brasil fez os dois primeiros pontos da partida. O time verde e amarelo foi para o primeiro tempo técnico vencendo por 8/6. Bem no bloqueio, a China empatou a parcial (9/9). Com um ponto de contra-ataque, as chinesas viraram o marcador (11/10). A China foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/12. O time chinês segurou uma reação do Brasil e venceu o primeiro set por 25/18.

O Brasil voltou melhor para o segundo set e fez 4/2. As brasileiras foram para o primeiro tempo técnico vencendo por 8/5. A China se aproveitou dos erros do Brasil e virou o marcador (10/9). Bem nos contra-ataques, as chinesas abriram dois pontos (12/10) e o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. O time da casa segurou a vantagem e foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/14. Numa boa sequência de saques da levantadora Roberta, as brasileiras encostaram (18/17). A China foi melhor no final da parcial e venceu o segundo set por 25/22.

O Brasil começou o terceiro set com dois pontos de saque da levantadora Roberta. A China cresceu de produção e virou o marcador (6/3). Bem no bloqueio, o Brasil empatou a parcial (7/7). Com dois contra-ataques da ponteira Gabi, as brasileiras abriram dois pontos (10/8) e a técnica da China, Lang Ping, pediu tempo. A paralisação fez bem as chinesas que viraram o marcador (13/11). Com um ace da oposta Tandara, o Brasil empatou (16/16). A China segurou a reação do Brasil e fechou o set por 25/22 e o jogo por 3 sets a 0.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.