Liga das Nações de Vôlei

Brasil encerra segunda semana com vitória sobre a República Dominicana

O resultado colocou a Seleção Feminina em segundo lugar na classificação geral, com 15 pontos.

Imirante Esporte, com informações da CBV

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Divulgação / FIVB)

ANCARA (TURQUIA) - A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a segunda semana da Liga das Nações com resultado positivo. O time do treinador José Roberto Guimarães venceu, nesta quinta-feira (24), a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/20, 25/10 e 25/13), no Baskent Volleyball Hall, em Ancara, na Turquia. Foi a quinta vitória das brasileiras na competição.

O resultado colocou o Brasil em segundo lugar na classificação geral, com 15 pontos (cinco vitórias e uma derrota). Os Estados Unidos lideram, com 16 pontos. Ainda nesta quinta-feira, a Sérvia duelará com a China e dependendo do resultado pode ultrapassar o time verde e amarelo na tabela.

Na sexta-feira (25.05), o Brasil viajará para Apeldoorn, na Holanda, onde disputará a terceira etapa da competição. Na cidade holandesa, as brasileiras vão duelar com as donas da casa, a Polônia e a Coréia do Sul. O primeiro duelo do time verde e amarelo será na terça-feira (29.05), às 11h30 (horário de Brasília), contra as coreanas.

No jogo contra a República Dominicana, a ponteira Amanda foi a maior pontuadora, com 14 pontos (11 de ataque, um de bloqueio e dois de saque). A central Adenízia também se destacou, com 12 pontos (quatro de ataque e oito de bloqueio). Destaque para o bloqueio brasileiro no duelo contra as dominicanas. Foram 14 pontos do fundamento contra seis das caribenhas.

A competição

A Liga das Nações acontece pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix, onde o Brasil é o maior vencedor, com 12 títulos, e atual campeão. Agora, com novo nome e formato, a competição tem 16 equipes na disputa pelo título.

A cada semana são formados quatro grupos com quatro seleções cada, definidos em sorteio. Ao fim da fase classificatória, as cinco equipes mais bem classificadas avançarão à Fase Final, que contará ainda com a China, país sede. A Fase Final acontecerá de 27 de junho a 1º de julho.

O jogo

A República Dominicana fez os três primeiros pontos do jogo. Bem no bloqueio, o time verde e amarelo empatou a parcial (3/3). Com volume de jogo, as brasileiras viraram o marcador e abriram dois pontos (6/4). A República Dominicana cresceu de produção e empatou (10/10). A levantadora Roberta conseguiu um ponto de saque e o time verde e amarelo abriu dois pontos (12/10). O Brasil foi para o segundo tempo técnico com três de vantagem (16/13). O bloqueio das comandadas pelo treinador José Roberto Guimarães seguia eficiente e a diferença no marcador subiu para cinco pontos (20/15). O Brasil segurou a vantagem até o final e venceu o primeiro set por 25/20.

O Brasil seguiu melhor no início do segundo set e fez 3/1. Com Tandara bem no ataque e Adenízia no bloqueio, o Brasil foi para o primeiro tempo técnico com três de vantagem (8/5). Bem no boqueio, a diferença no placar subiu para sete pontos (12/5). O Brasil foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/6. O Brasil não deu chances para a República Dominicana até o final da parcial e venceu o segundo set por 25/10.

O Brasil começou melhor no início do terceiro set e abriu três pontos (5/2). A República Dominicana cresceu de produção e empatou (6/6). Neste momento, o time verde e amarelo fez seis pontos seguidos (12/6). No segundo tempo técnico, a equipe do treinador José Roberto Guimarães tinha nove pontos de vantagem (16/7). O Brasil dominou a parcial até o final e venceu o set por 25/13 e o jogo por 3 sets a 0.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.