Copa do Brasil

Santos goleia o Luverdense e fica perto das quartas de final

O Peixe teve uma atuação irregular no início, mas se recuperou na etapa final.

Imirante Esporte, com informações do Santos FC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Ivan Storti / Santos FC)

SANTOS - Por disputar a Conmebol Libertadores – onde classificou-se para o mata-mata com antecedência -, o Santos fez sua estreia na atual edição da Copa do Brasil já nas oitavas de final, contra a equipe do Luverdense, nesta quinta-feira (10), na Vila Belmiro. E começou com o pé direito: em noite inspirada de Gabriel, que anotou três gols, os comandados de Jair Ventura aplicaram uma goleada de 4 a 1 em cima do adversário mato-grossense, garantindo assim boa vantagem para o jogo de volta. O outro tento alvinegro foi conferido por Gustavo Henrique.

Com o resultado, até uma derrota por três gols de diferença no jogo de volta já serviria para o Peixe avançar para as quartas de final do torneio nacional. O segundo jogo contra a equipe mato-grossense ocorrerá na próxima quarta-feira (17), às 19h15, no Passo das Emas, na cidade de Lucas do Rio Verde. Já a próxima partida do Peixe será contra o Paraná, neste domingo (13), às 19h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

O jogo

Campeão da Copa Verde de 2017, a equipe do Luverdense também fez sua estreia na Copa do Brasil de 2018 nesta noite. Estreando contra o Santos em plena Vila Belmiro, a postura adotada pelos comandados de Luizinho Vieira naturalmente foi mais defensiva, esperando brechas para contra-atacar. A estratégia funcionou nos minutos iniciais: com o jogo truncado, os mato-grossenses conseguiam trocar mais passes no campo de ataque santista, até conseguirem uma falta pelo lado esquerdo do campo aos 10 minutos. Itaqui foi para a cobrança e abriu o placar.

A resposta do Peixe, no entanto, foi quase imediata: após belo cruzamento de Victor Ferraz pelo lado direito do ataque santista, Gabriel, o maior artilheiro da história do Santos na Copa do Brasil, apareceu entre os defensores do Luverdense e empatou o certame, anotando mais um para sua conta. Era o 16º gol do atacante alvinegro na competição, o primeiro de uma noite histórica e inspirada.

Já na segunda etapa, a porteira alvinegra foi aberta: aos 13 minutos, Gustavo Henrique, substituindo o capitão David Braz, fez valer sua persistência e, aproveitando ótimo cruzamento de Vitor Bueno, anotou o gol da virada do Peixe. Gustavo já havia levado perigo pelo alto na primeira etapa em pelo menos duas oportunidades. Quatro minutos depois, Eduardo Sasha realizou grande jogada pela esquerda e chutou forte, para boa defesa de Diogo Silva. Gabriel, bem posicionado, colocou para dentro, ampliando para o Peixe.

Embora com a vitória encaminhada, o Santos seguiu faminto: aos 22 minutos, Victor Ferraz novamente apareceu bem pela direita e cruzou rasteiro para Gabriel que, de letra, anotou um golaço para o Peixe, seu 18º na Copa do Brasil. E perto do final da partida, Yuri Alberto, dois minutos depois de entrar no lugar de Sasha, aproveitou cruzamento de Rodrygo para anotar o quinto do Santos, dando assim números finais ao jogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.