Mineiro

Cruzeiro vence o Atlético-MG com facilidade e é campeão estadual

Esta foi a trigésima nona vez que o Cruzeiro foi campeão mineiro.

Imirante Esporte, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

BELO HORIZONTE - Com o domínio total das ações e empurrado pela maior torcida de Minas Gerais, que lotou mais uma vez o Mineirão, a Raposa venceu o Atlético-MG por 2 x 0, na tarde deste domingo, e conquistou de maneira incontestável o título estadual pela 39ª vez.

De Arrascaeta, de cabeça, logo aos 3 minutos da partida, e Thiago Neves, de pé direito, aos 7 da etapa final, marcaram os gols do Cruzeiro, que foi soberano em campo e não deu chance alguma ao adversário.

Agora, o time de Mano Menezes volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, já que estreia na competição nacional no próximo sábado, novamente no Mineirão, contra o Grêmio. Será o início da campanha em busca do pentacampeonato brasileiro.

O jogo

O Cruzeiro sobrou em campo, técnica, física e emocionalmente, enquanto o adversário não conseguiu jogar, não teve uma chance de gol sequer e abusou das jogadas violentas, para tentar diminuir a superioridade cinco estrelas.

O primeiro gol saiu aos 3 minutos, com De Arrascaeta desviando de cabeça um cruzamento milimétrico de Edilson. Segundos antes, o próprio De Arrascaeta quase marcou, não fosse importante defesa de Victor. No rebote, Edilson driblou Otero e deu a assistência precisa para o gol do jogador da seleção uruguaia.

Aos 21, Otero agrediu Edilson covardemente com uma cotovelada e foi expulso. O atual campeão da Copa do Brasil passou a ter mais espaços e aumentou ainda mais o domínio das ações. Thiago Neves poderia ter ampliado no primeiro tempo, em cobrança de falta que o goleiro adversário fez outra grande defesa.

Mas, aos 7 minutos da etapa final, Thiago Neves aproveitou cruzamento de Rafael Sobis pela direita e finalizou de pé direito, exatamente entre as marcações dos zagueiros Leonardo Silva e Gabriel, assegurando mais um título ao time de futebol mais vitorioso e popular de Minas Gerais.

Nos minutos finais, o adversário teve mais um jogador expulso, Patric, demonstrando outra vez que ficou de cabeça muito quente com o domínio completo do Cruzeiro. Após o jogo, atletas do rival apelaram e iniciaram uma provocação e tentaram agredir os campeões mineiros.

Era Wagner Pires de Sá

O show deste domingo dos jogadores do Cruzeiro dentro de campo, da China Azul nas cadeiras do estádio e da comissão técnica comandada pelo treinador Mano Menezes foi resultado de muito trabalho diário na Toca da Raposa II e nos bastidores, pela atual diretoria, que assumiu o Cruzeiro no início do ano e montou um grande time.

O presidente Wagner Pires de Sá inaugurou uma nova Era no Cruzeiro e foi campeão logo na primeira competição que a Raposa disputou, deixando o torcedor celeste ainda mais animado e confiante na busca também do tricampeonato da Copa Libertadores da América e do pentacampeonato do Brasileirão.

Rei do clássico

O meia De Arrascaeta, jogador da seleção uruguaia, comprovou mais uma vez a condição de carrasco do Atlético-MG. O habilidoso atleta abriu o marcador bem no início da partida e chegou à mais do que expressiva marca de seis gols em 13 jogos disputados contra o Atlético-MG.

Além do gol marcado neste domingo, De Arrascaeta foi o autor do gol cinco estrelas no primeiro jogo da decisão, que diminuiu a vantagem do rival e possibilitou que o Cruzeiro fosse campeão no jogo de volta com dois gols de vantagem.

Promessa cumprida

O craque Thiago Neves foi mais uma vez decisivo e marcou o segundo gol do clássico, que deu ao Cruzeiro o 39º título estadual. Ao término do primeiro tempo, em entrevista à beira do gramado, o camisa 30 da Raposa disse que o gol do título iria sair no segundo tempo.

Promessa é dívida. Com a bola voltando a rolar na etapa final, Thiago Neves só precisou de 7 minutos para cumprir o prometido. De pé direito, entre as fortes marcações dos zagueiros do Atlético-MG, o atleta desviou um cruzamento de Rafael Sobis e cumpriu o prometido, levando a maior torcida de Minas Gerais à loucura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.