Campeonato Carioca

Abel Braga elogia postura do Fluminense contra o Flamengo

Com o empate no clássico, o Tricolor está garantido na decisão da Taça Rio.

Imirante Esporte, com informações do Fluminense FC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Lucas Merçon / Fluminense FC)

RIO DE JANEIRO - Depois do empate em 1 a 1 com o Flamengo na noite desta quinta-feira, no Nilton Santos, e a classificação para a final da Taça Rio, o técnico Abel Braga analisou a boa atuação do Fluminense. Para o treinador, o time fez um jogo praticamente perfeito e pretende manter o mesmo ritmo para a decisão de domingo, contra o Botafogo.

O jogo

A importância desse jogo é grande porque continuamos sem perder clássicos. No jogo, fomos muito bem, não tivemos qualquer tipo de preocupação com a posse de bola, demos a posse a eles, cometemos alguns erros no primeiro tempo que poderia ter tido consequência melhor para nós em saída e roubadas de bola, mas o Fluminense fez um jogo praticamente perfeito.

Análise

Sabemos o valor do outro lado, é um grande time, hoje tivemos consciência desse poder que eles têm, mas foi um jogo com muita cultura tática, inteligência, entrega e não fiz as mesmas substituições. O jogo pediu, tivemos dois jogadores muito rápidos, o Pablo e o Marlon, inclusive deram ajuda ao Ayrton, mas hoje não podemos destacar nada além da inteligência com que jogamos.

Adversário

Durante todo o ano passado não reclamei, mas competíamos pouco, tem uma diferença enorme entre correr e competir e nós competimos do primeiro ao último minuto. O Flamengo veio forte no segundo tempo e soubemos controlar bem porque jogamos com inteligência. É uma marcação que a gente sabe como o Flamengo joga, roda muito, toca bastante a bola, nossa preocupação era marcar zona para cortar a linha de passe e acho que fizemos muito bem.

Vantagem

Não usei a palavra vantagem em momento algum, disse que não deveríamos entrar em campo para defender o 0 a 0, fizemos uma boa partida, tivemos chances claras, inclusive um gol anulado que liquidaria o jogo, falei para eles agora que todos tem que estar contentes pela forma que se apresentaram, mas treinador tem que ser crítico. Teve coisas que pedi que não foram cumpridas, sofremos um gol no final. Fora isso, a única chance do Flamengo foi a cabeçada que Júlio fez uma grande defesa. Estou muito contente, pois superar um adversário desse valor nos deixa orgulhosos.

Equilíbrio

Tentei criar neles um equilíbrio, não mencionei o 4 a 0 porque um clássico, independente de quem estiver, é a camisa do Flamengo do outro lado. Nós não enaltecemos aquela vitória e nem tentei usar aquilo como argumento para o lado positivo, tentei demonstrar o que o Flamengo faria em campo. No primeiro tempo tivemos erros de saída de bola, não conseguimos fazer bem a transição, mas não fizemos nada de diferente e não faremos nada diferente para domingo.

Gum

Dispensei o Gum em 2006 e depois o encontrei em 2011, classificamos direto para a Libertadores, em 2012, fomos campeões do Carioca e do Brasileiro e desse tempo para cá, as coisas não ocorreram bem, a torcida não queria mais saber do Gum. Então, o maior mérito disso é dele mesmo, ele que conseguiu ultrapassar todo o momento difícil que ele passou juntamente com a equipe, porque era “Gum não serve" e de repente, vira "Gum guerreiro” novamente. Não tenho a menor dúvida que tem sido muito bom para ele, tem muita experiência, tem o feeling certo, sabe sair bem e fico feliz, pois poucos profissionais com quem eu trabalhei são como esse cara, um líder nato, é um cara 100% do bem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.