Campeonato Paulista

Palmeiras goleia o Novorizontino e confirma classificação para as semifinais

O Alviverde fez uma grande partida e não deu chances ao time de Novo Horizonte.

Imirante Esporte, com informações da Agência Palmeiras

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(César Greco / Agência Palmeiras / Divulgação)

SÃO PAULO - O Palmeiras recebeu a equipe do Novorizontino no Allianz Parque, às 21h45 (de Brasília), para decidir vaga às semifinais do Campeonato Paulista. O Alviverde foi a campo com vantagem, já que havia vencido a partida de ida por 3 a 0. Com gols de Bruno Henrique, Keno, Willian, Dudu e Papagaio, o Verdão goleou o adversário por 5 a 0 e consumou sua participação na próxima fase do Paulistão em grande estilo.

O Alviverde agora aguarda desfecho do jogo entre Corinthians e Bragantino para conhecer seu adversário na próxima fase do torneio. Se o Corinthians avançar ou então se o Bragantino passar direto pelo Alvinegro (sem pênaltis), o adversário do Palmeiras será o Santos. Já se o Bragantino perder por um gol de diferença no tempo regulamentar do Corinthians e avançar nos pênaltis, o adversário do Verdão nas semifinais será o próprio Bragantino. O jogo que definirá o próximo adversário do Palmeiras acontecerá nesta quinta-feira (22), às 20h (de Brasília).

O jogo

O Palmeiras sobrou no primeiro tempo. A principal novidade para a partida desta quarta-feira (21) foi a escalação de Keno no time titular do Verdão, improvisado como centroavante – o colombiano Borja antes vinha atuando nessa função, porém, pelo fato de ter sido convocado para defender sua seleção nacional, não esteve em campo. Prontamente, o técnico Roger Machado deu a chance para o camisa 11, portanto, comandar o ataque palmeirense.

O primeiro tempo ficou marcado por uma chuva de gols do Palmeiras. O Verdão abriu o marcador logo aos seis minutos, com gol de Bruno Henrique, após lançamento de Lucas Lima para Willian, que concedeu assistência para o dono da camisa 19 empurrar a bola para o fundo das redes.

O Palmeiras se mostrou seu ímpeto e continuou jogando de forma agressiva. Não demorou muito, e a vantagem foi ampliada. Dessa vez, Keno aproveitou passe de Lucas Lima e fez uma verdadeira pintura. Deu um toque na bola por cima de seu marcador, na grande área. A pelota foi lentamente em direção ao gol e encobriu o arqueiro Oliveira.

O técnico Roger Machado, mesmo com a enorme vantagem, continuava se movimentando no banco de reservas e instruindo seus jogadores e levar a sério a marcação nas jogadas que a equipe visitante tentava criar.

Sem tirar o pé, o Palmeiras continuou mandando no jogo com certa tranquilidade, jogando a todo instante com seriedade, sem menosprezar o seu adversário. Desta forma, aos 34 minutos, após outras tentativas de ataque, o Alviverde acometeu o time de Novo Horizonte, desta vez com atacante Willian: o camisa 29 recebeu passe na medida de Marcos Rocha e não desperdiçou.

O melhor momento do Novorizontino na partida aconteceu aos 38 minutos do primeiro tempo, quando, em posição legal, a agremiação do interior de São Paulo atacou com Alisson Safira e, por pouco, não diminuiu.

Mesmo com o susto, o Palmeiras se encaminhou até a reta final da partida com força total. E ainda deu tempo para marcar mais um gol: após realizar cobrança rápida de falta, o lateral Marcos Rocha viu Dudu, oportunista, receber e tabelar com Keno. No final, o capitão palmeirense fez um corte e tirou dois defensores da equipe adversária e balançou as redes aos 46 minutos de jogo.

Com Tchê Tchê no lugar de Marcos Rocha e Edu Dracena no lugar de Thiago Martins, o Palmeiras foi para o segundo tempo a fim de administrar a vantagem obtida, e aproveitando com oportunismo eventuais jogadas nas quais pudesse ampliar ainda mais o resultado favorável.

Após alguns toques de bola, o Palmeiras imprimia um ritmo cadenciado, porém, sem deixar de aproveitar as oportunidades. Aos 13 minutos, por exemplo, Felipe Melo por muito pouco não marcou de cabeça, após cobrança de escanteio batida por Dudu.

As jogadas bonitas e ofensivas não pararam por aí. Aos 17 minutos, Willian passou perto de marcar novamente no jogo após dominar na grande área e aplicar uma linda bicicleta, que assustou a defesa do time do Novorizontino.

Aos 19 minutos da segunda etapa, um fator colaborou com o bom momento do Palmeiras. O jogador Jonatan Lima, do time rival, recebeu o segundo cartão amarelo por jogada periogosa: ele deixou o pé alto em lance de dividida com o atacante Keno e foi expulso.

Aos 22 minutos, foi a vez de Papagaio entrar na partida. O jovem destaque das categorias de base palmeirense entrou no lugar de Willian, que saiu aplaudido pelos mais de 25 mil torcedores presentes no Allianz Parque.

Com um a menos, o Novorizontino passou a marcar o Palmeiras de forma mais dura, até mesmo na tentativa de compensar a desvantagem numérica e o buraco tático do campo que faltava. Essa marcação mais dura, no entanto, quase custou à equipe visitante o quinto gol sofrido: aos 29 minutos, Keno sofreu pênalti claro e, para cobrança, partiu Felipe Melo. O dono da camisa 30, porém, desperdiçou a cobrança.

Desta forma, o Palmeiras se encaminhou até o fim da partida. O jogo, porém, não terminou antes de o jovem atleta Papagaio deixar seu nome na súmula com o gol marcado – o seu primeiro pelo time profissional do Palmeiras, aos 34 do segundo tempo, após receber passe de Lucas Lima e fechar a contagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.