Copa Libertadores

Grêmio volta a bater o Lanús e conquista a Libertadores pela terceira vez

Tricolor Gaúcho está garantido no Mundial de Clubes, que será disputado em dezembro.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

LANÚS (ARGENTINA) - O melhor time de futebol da América é brasileiro. O Grêmio Foot-ball Porto Alegrense é o campeão da Taça Libertadores 2017. O Tricolor Gaúcho venceu o Lanús por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (29), em Buenos Aires, no Estádio La Fortaleza, e deixou a apaixonada torcida gremista em êxtase em todos os cantos do Brasil e do mundo. É a terceira vez que o Imortal conquista a América. No placar acumulado, nos dois jogos decisivos, 3 a 1 para os brasileiros.

O Grêmio fez um primeiro tempo exemplar. Marcando em cima e dificultando a saída de bola dos argentinos. Com solidez na defesa e articulação pelo meio e laterais, a equipe comandada por Renato Gaúcho marcou duas vezes na primeira etapa, com Fernandinho e Luan.

O camisa 7, grande destaque do time na temporada, outra vez desfilou o fino da bola e deixou a sua assinatura no segundo gol: arrancada, drible no zagueiro e cavadinha na frente do goleiro. Golaço!

Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, uma baixa importante no Tricolor. O volante Arthur, um dos destaques do primeiro tempo, saiu com dores no calcanhar, resultado de uma pancada sofrida já nos acréscimos da etapa inicial.

Michel substituiu a jovem revelação gremista. Apesar do ímpeto argentino para buscar a virada, o Grêmio se manteve seguro nas ações. Muita disposição para marcar e, com a bola nos pés, inteligência nas iniciativas de ataque.

Aos 25 minutos, um susto. Jailson derrubou Acosta na área e o árbitro marcou a penalidade. Sand bateu e diminuiu o placar. Mas seria preciso outros três gols para reverter o panorama.

Cícero, autor do único gol do primeiro jogo da decisão na Arena do Grêmio, substituiu Lucas Barrios. O Lanús veio para o tudo ou nada a partir dos 30 minutos. Para deixar o coração do torcedor na boca nos últimos minutos, Ramiro foi expulso por reclamação. Mas a noite era do Grêmio. Estava escrito que o dia 29 de novembro de 2017 entraria para a galeria histórica e imortal do Grêmio como o dia do Tri.O Grêmio já havia levantado a tão cobiçada taça em 1983 e 1995.

A vitória sobre o Lanús garantiu o terceiro título da competição mais importante das Américas e consagrou um dos grandes personagens do futebol brasileiro, Renato Gaúcho. Campeão da Libertadores pelo Grêmio como jogador e agora, à beira do gramado, como treinador. A equipe agora disputará o Mundial de Clubes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.