Argentina

Largando em 20º, Rafael Suzuki conquista primeiro pódio na Stock Car

Em sua primeira corrida internacional pela categoria, na Argentina, piloto da Cavaleiro Sports saiu de 20° para terminar em 3º.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
A equipe Cavaleiro Sports acertou na estratégia do carro 8.
A equipe Cavaleiro Sports acertou na estratégia do carro 8. ( Foto: Divulgação)

ARGENTINA - Rafael Suzuki está voltando para o Brasil com a mala mais pesada após a etapa da Stock Car na Argentina, e com sensação de dever cumprido. Correndo pela primeira vez fora do Brasil pela categoria, e também fazendo sua estreia no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, o piloto da Cavaleiro Sports fez uma grande corrida 2, largando em 20º e cruzando a linha de chegada em 3º lugar, comemorando assim seu primeiro pódio na Stock Car.

Nos primeiros treinos livres no circuito, até então desconhecido para o piloto, ele teve resultados distintos. No primeiro dia, enfrentou algumas dificuldades, mas na segunda sessão, na manhã de sábado, ficou em 3º entre os 30 pilotos do grid. Na classificação, porém, Suzuki não conseguiu encaixar a volta ideal e assegurou apenas a 20ª posição no grid de largada para a corrida 1, planejando uma recuperação.

Já neste domingo (1º), a primeira corrida teve início sob chuva, o que dificultou bastante a visibilidade dos pilotos. No caso de Suzuki, um imprevisto com o limpador de pára-brisas ocasionou a perda de visibilidade, o que atrapalhou os planos nesta prova. Mas a equipe Cavaleiro Sports acertou na estratégia do carro 8, colocando pneus para pista seca durante a parada obrigatória nos boxes, já pensando na performance da segunda prova. Então, nas últimas voltas, Rafael teve de ser cauteloso, pois muitos pontos do traçado ainda estavam molhados, mas, conseguiu completar a corrida em 20º, marcando 1 ponto para o campeonato. A vitória ficou com Felipe Fraga.

A largada para a segunda corrida ainda aconteceu sob regime de safety-car, com os pilotos alinhados em fila indiana - e não em fila dupla, como o habitual. Suzuki saiu em 20º, mas em poucas voltas conseguiu avançar muitas posições com belas ultrapassagens e um ritmo muito forte. Quando a janela de pit-stops abriu, Rafael permaneceu na pista ainda fazendo voltas rápidas e chegou a estar na liderança da corrida. Depois das paradas, Rubens Barrichello voltou em primeiro, e Suzuki vinha em 2º lugar. O piloto do carro 8 chegou a ser ultrapassado na penúltima volta por Max Wilson, mas ficou bastante satisfeito com seu primeiro pódio na categoria, ao terminar em 3º.

Com os resultados em Buenos Aires, Suzuki somou 17 pontos para o campeonato, e se manteve na 16ª posição na classificação geral, mas agora com a pontuação mais próxima de seus adversários diretos.

Faltam ainda três etapas para o fim da temporada 2017, sendo que a próxima - a décima do ano - acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, em Tarumã, na Grande Porto Alegre.

Rafael Suzuki:

"Fiquei muito feliz por esse resultado, não só por mim, mas por toda a equipe. A Stock Car é uma categoria extremamente competitiva, tínhamos batido na trave algumas vezes e enfim chegou o nosso pódio! Estávamos rápidos durante todo o fim de semana, numa pista em que não conhecia, mas a classificação não foi como o esperado. Na corrida 1, minha visibilidade estava bem comprometida, então ficou difícil buscar um resultado melhor, mas a equipe optou por colocar pneus slick e essa foi a estratégia acertada. Meu carro era muito rápido na corrida 2 e consegui fazer muitas ultrapassagens. Também foi legal dividir o pódio com o Barrichello, que é um amigo e uma referência para mim. Vamos seguir trabalhando bastante para que esse pódio se repita mais vezes".

Resultado da corrida 2 - Buenos Aires:

1. Rubens Barrichello
2. Max Wilson
3. Rafael Suzuki
4. Julio Campos
5. Cacá Bueno
6. Felipe Fraga
7. Gabriel Casagrande
8. Antonio Pizzonia
9. Cesar Ramos
10. Thiago Camilo
11. Tuka Rocha
12. Ricardo Zonta
13. Denis Navarro
14. Átila Abreu
15. Diego Nunes
16. Vitor Genz
17. Sérgio Jimenez
18. Guga Lima
19. Valdeno Brito
20. Ricardo Mauricio
21. Allam Khodair
22. Daniel Serra
23. Marcos Gomes
24. Guilheme Salas
25. Betinho Valério
26. Felipe Lapenna
27. Galid Osman
28. Lucas Foresti
29. Bia Figueiredo
30. Marcio Campos

Resultado da corrida 1 - Buenos Aires:

1. Felipe Fraga
2. Thiago Camilo
3. Daniel Serra
4. Diego Nunes
5. Marcos Gomes
6. Ricardo Mauricio
7. Valdeno Brito
8. Allam Khodair
9. Gabriel Casagrande
10. Átila Abreu
11. Betinho Valério
12. Antonio Pizzonia
13. Guilherme Salas
14. Ricardo Zonta
15. Cesar Ramos
16. Tuka Rocha
17. Max Wilson
18. Sérgio Jimenez
19. Cacá Bueno
20. Rafael Suzuki
21. Rubens Barrichello
22. Felipe Lapenna
23. Denis Navarro
24. Lucas Foresti
25. Galid Osman
26. Bia Figueiredo
27. Julio Campos
28. Vitor Genz
29. Marcio Campos
30. Guga Lima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.