Seleção

Brasil faz último treino antes da viagem para o Sul-Americano

A equipe do Brasil buscará o título entre os dias 7 e 11 de agosto, em Temuco e Santiago.

Imirante esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
No ano em que a seleção brasileira não disputou o Sul-Americano, o título ficou com a Argentina.
No ano em que a seleção brasileira não disputou o Sul-Americano, o título ficou com a Argentina. ( Foto: Divulgação / CBV)

RIO DE JANEIRO - Campeã de 30 das 31 edições de Campeonato Sul-Americano já realizadas, a seleção brasileira masculina de vôlei, que não disputou a competição no ano de 1964, fez, nesta quinta-feira (3), o último treino no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), antes da viagem para o Chile. A equipe do Brasil viaja neste sábado (5) e buscará o título entre os dias 7 e 11 de agosto, em Temuco e Santiago.

A seleção dirigida pelo técnico Renan disputará o Campeonato Sul-Americano com os levantadores Bruninho e Raphael, os opostos Wallace e Renan, os centrais Lucão, Maurício Souza, Otávio e Isac, os ponteiros Lucarelli, Maurício Borges, Douglas e Rodriguinho, e os líberos Tiago Brendle e Thales.

No ano em que a seleção brasileira não disputou o Sul-Americano, o título ficou com a Argentina, apontada como favorita ao lado da equipe verde e amarela nesta edição. Mesmo ciente de que os argentinos são uma preocupação, antes de chegar a enfrenta-los, o treinador do Brasil foca nos adversários do grupo A: Colômbia, Venezuela e Paraguai.

“Sabemos que a Argentina cresceu bastante nos últimos anos, tem um técnico muito capacitado, o Julio Velasco, nos Jogos Olímpicos saiu em primeiro do grupo, depois venceu o Brasil na Liga Mundial, enfim, sabemos que esse confronto é sempre muito difícil. Mas, como eles não estão na nossa chave, vamos nos preocupar primeiro com os que estão”, comentou Renan.

O treinador, vice-campeão da Liga Mundial nesta temporada, tem a chance de conquistar o seu primeiro título à frente da seleção brasileira. Mas, Renan destaca a importância de ter cautela nessa competição. “O foco é total jogo por jogo, sabendo que o nosso maior objetivo é chegar à final para buscar o título”, afirmou Renan.

Outra meta no Sul-Americano é assegurar, já nesta primeira oportunidade, a vaga para o Campeonato Mundial de 2018. “O Sul-Americano é sempre uma competição importante dentro do nosso calendário. Além disso, conseguir a vaga para o Mundial antecipadamente, dentro dessa competição, é fundamental no nosso planejamento”.

O ponteiro campeão olímpico Lucarelli, que já conquistou o título do Sul-Americano em 2013 e 2015, ressalta a importância desta forte preparação para a disputa de mais uma edição do campeonato.

“Sabemos da nossa responsabilidade nessa competição. Treinamos bem e temos que chegar lá sem desmerecer nenhum adversário, pois sabemos que algumas equipes estão com um nível de voleibol bem mais avançado do que há um tempo atrás. Temos que estar espertos e focados. É um campeonato importante e que vale a vaga para o Mundial”, concluiu Lucarelli.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.