Grand Prix

Seleção feminina é dominada e sofre derrota para a Sérvia

O time verde e amarelo é o atual campeão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Foto:Divulgação/FIVB)

A seleção brasileira feminina de vôlei lutou, mas não conseguiu superar a Sérvia, neste sábado (08), pelo Grand Prix. As brasileiras foram superadas pelas atuais vice-campeãs olímpicas por 3 sets a 0 (25/19, 25/20 e 25/19), em 1h25 de jogo, em Ancara, na Turquia. Brasileiras e sérvias formam o grupo A da competição ao lado da Turquia e da Bélgica. O time verde e amarelo é o atual campeão e luta pelo 12º título do Grand Prix.

A equipe do treinador José Roberto Guimarães voltará à quadra às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo (09) para enfrentar a Turquia.

A ponteira sérvia Mihajlovic foi o destaque da partida e terminou o duelo como a maior pontuadora, com 23 pontos (20 de ataque e três de boqueio). Pelo lado das brasileiras, a oposta Tandara teve boa atuação, com 13 acertos. O saque sérvio dificultou a recepção das brasileiras, com um total de 11 pontos deste fundamento.

O treinador José Roberto Guimarães lamentou a derrota, mas fez questão de parabenizar a Sérvia pela atuação diante das brasileiras.

“Perdemos alguns contra-ataques importantes e a Sérvia começou a acreditar no seu potencial na partida. Precisamos arriscar mais o nosso saque para enfrentar a Sérvia. Elas viraram muitas bolas altas mesmo quando conseguimos quebrar o passe delas, mas esse é o padrão de jogo sérvio. A Sérvia jogou bem, mereceu a vitória e precisamos aprender com essa partida”, disse José Roberto Guimarães.

No Grand Prix, de sete a 23 de julho, as 12 principais seleções disputarão a fase de classificação. A cada semana serão formados três grupos com quatro seleções em cada, definidas em sorteio. Ao fim da fase classificatória, as cinco equipes mais bem classificadas avançarão à Fase Final, que contará ainda com a China, país sede. A Fase Final acontecerá de dois a seis de agosto, em Nanjing, na China.

O jogo

O Brasil começou melhor a partida e fez 4/1. Quando o time verde e amarelo abriu cinco pontos (8/3), o técnico da Sérvia, Terzic, pediu tempo. Se aproveitando dos erros do time verde e amarelo, as sérvias encostaram (10/8). Com um ponto de saque da levantadora Roberta, o Brasil seguiu em vantagem (12/11). Bem no ataque, a Sérvia abriu dois pontos (16/14). O Brasil passou a sacar com eficiência e virou o marcador (17/16). A ponteira Mihajlovic conseguiu uma boa sequência de saques e a Sérvia abriu cinco pontos (22/17). O time europeu foi melhor até o final e venceu o primeiro set por 25/19.

Sérvia seguiu melhor no início do segundo set e fez 4/2. Quando as sérvias fizeram 6/3, o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. A paralização fez bem para as brasileiras que viraram o marcador com destaque para o saque e o bloqueio (8/7). O set seguiu equilibrado. O saque brasileiro dificultava a recepção da Sérvia e as brasileiras abriram dois pontos (16/14). O final da parcial ficou disputado ponto a ponto. Com um ponto de saque, a Sérvia abriu três pontos (22/19). A Sérvia foi melhor na parte final da parcial e venceu o segundo set por 25/20.

A Sérvia começou melhor no terceiro set e fez os dois primeiros pontos da parcial. Jogando bem com as centrais, a Sérvia segurou a vantagem no placar (8/6). Bem no saque, as sérvias fizeram 10/7. O Brasil cresceu de produção e deixou tudo igual na parcial (13/13). A Sérvia dominou a parte final do set e venceu a parcial por 25/19 e o jogo por 3 sets a 0.

EQUIPES:

BRASIL – Roberta, Tandara, Rosamaria, Natália, Bia e Carol. Líbero: Suelen
Entraram – Amanda, Drussyla, Naiane, Adenízia e Monique
Técnico - José Roberto Guimarães

SÉRVIA - Antonijevic , Malagurski, Mihajlovic, Malesevic , Veljkovic e Rasic. Líbero: Blagojevic
Entraram – Zivkovic e Bjelica
Técnico – Tarzic

ÁRBITROS:

1º - P.ROLF (USA)
2º - N.SOWAPARK (THA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.