Stock Car

Rafael Suzuki inicia trabalho para o início da Temporada 2017 da Stock Car

Suzuki vai para sua quarta temporada consecutiva na Stock Car.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
(Foto: Divulgação. )

A espera de mais de três meses finalmente acabou para os pilotos, equipes e fãs da principal categoria do automobilismo brasileiro. A Stock Car abre nesta semana a temporada 2017, no tradicional circuito de Goiânia, cheia de novidades no grid e também no formato das disputas. A "dança das cadeiras" foi grande desde o ano passado para cá, e quem está animado com a casa nova é o piloto Rafael Suzuki. Completando 20 anos de carreira em 2017, o paulista - que representa o estado do Maranhão nas pistas - vai correr pela Cavaleiro Sports, equipe que também está em nova fase na categoria, agora com estrutura própria e expectativa de muita evolução ao longo do campeonato.

Suzuki vai para sua quarta temporada consecutiva na Stock Car e quer aproveitar a experiência adquirida nos últimos anos para demonstrar ainda mais competitividade e consistência ao longo do ano. Para o piloto de 29 anos, estar na zona de pontuação em todas as etapas será o objetivo principal, em busca de uma boa posição na classificação geral.

O palco da primeira etapa do ano também é um fator positivo, segundo Suzuki. Goiânia foi uma das pistas em que o piloto mais andou com o carro de Stock Car desde sua estreia na categoria em 2014. No ano passado, Rafael chegou a liderar um dos treinos livres - marcando a melhor volta do ano no circuito -, e brigou pelo pódio na corrida. O piloto também destacou o ótimo ambiente, já que o público sempre comparece em peso e vibra com as disputas.

A Stock Car também tem mudanças no formato da competição, prometendo ainda mais emoção e equilíbrio nas etapas. As rodadas duplas continuam sendo maioria, com 10 das 12 etapas totais sendo realizadas dessa forma, mas a partir de agora as duas corridas do domingo terão o mesmo tempo de duração, com 40 minutos cada e pit-stop obrigatório em ambas. Além dos 30 pontos para o vencedor da primeira bateria, o vencedor da segunda prova soma 20 pontos.


"Goiânia é uma das minhas pistas preferidas no calendário, e fico feliz por começarmos o ano lá. Gosto do traçado, já tive bons finais de semana lá, e o apoio da torcida é sempre muito grande. Confio muito no projeto da Cavaleiro Sports para essa temporada, eles estão com uma nova estrutura e tem uma ótima gestão e o objetivo de crescer bastante ao longo do campeonato. É normal haver um período de adaptação, mas estivemos juntos nessa pré-temporada na oficina, e vamos trabalhar duro na pista para que possamos colher bons frutos o quanto antes. Com esse novo formato das corridas, será importante acertar na estratégia, ter bom ritmo e buscar somar o máximo de pontos a cada prova, e com base nessa regularidade, estarmos bem posicionados na classificação geral", comentou Rafael Suzuki.

A classificação, que define o grid de largada para a corrida 1 também mudou, e será dividido em três partes, com um formato similar ao da Formula 1: no Q1, todos os carros vão para a pista, divididos em dois grupos, e tem oito minutos para marcarem suas voltas. Então, os 15 mais rápidos se classificam para o Q2, quando têm mais oito minutos para se garantirem na fase decisiva, o Q3, quando apenas os seis melhores participam - cada um vai sozinho para a pista, e tem uma volta lançada para marcar seu tempo. Já o grid de largada para a corrida 2 permanece como nos últimos anos, baseado no resultado da corrida 1 e invertendo os 10 primeiros colocados.

As atividades de pista em Goiânia têm início nesta quinta-feira, com dois treinos livres de 1 hora cada, válidos como uma pré-temporada para os competidores. Na sexta, acontece o 1º treino livre da etapa, enquanto no sábado são realizado o 2º treino livre e a classificação, com transmissão ao vivo do Sportv a partir das 13h. As duas primeiras corridas da Stock Car 2017 acontecem no domingo, com largada às 13h e também serão transmitidas ao vivo e na íntegra pelo Sportv.
O evento ainda terá corridas do Campeonato Brasileiro de Turismo e Mercedes-Benz Challenge.

Rafael Suzuki tem o apoio de Midway Suplementos e Banco Daycoval.

Confira a programação da 1ª etapa da Stock Car 2017 em Goiânia:

Quinta-feira, 30/03
11h às 12h - 1º Treino Coletivo (Grupo 1)
12h05 às 13h05 - 1º Treino Coletivo (Grupo 2)
14h30 às 15h10 - 2º Treino Coletivo (Grupo 1)
15h15 às 15h55 - 2º Treino Coletivo (Grupo 2)

Sexta-feira, 31/03
10h20 às 11h20 - 1º Treino (Grupo 1)
11h25 às 12h25 - 1º Treino (Grupo 2)

Sábado, 01/04
08h10 às 08h50 - 2º Treino (Grupo 1)
08h55 às 09h35 - 2º Treino (Grupo 2)
13h às 14h - Classificação

Domingo, 02/04
11h às 12h - Visitação de boxes e Volta Rápida
13h - Largada Corrida 1
14h10 - Largada Corrida 2

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.