Tênis

Thiem vence Carreño Busta e fatura o título do Aberto do Rio

Com a conquista, o austríaco chegou a seu oitavo título na carreira.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Dominic Thiem conquistou o Aberto do Rio sem perder sequer um set,
Dominic Thiem conquistou o Aberto do Rio sem perder sequer um set, (João Pires/Fotojump)

RIO DE JANEIRO - O austríaco Dominic Thiem é o grande campeão do Aberto do Rio de Janeiro. Neste domingo, o austríaco fez a final contra o espanhol Pablo Carreño Busta e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, encerrando a competição de forma impecável, sem perder sequer um set.

Com a conquista, o austríaco Dominic Thiem chegou a seu oitavo título na carreira, sendo o seu primeiro de um ATP 500 disputado no saibro.

A partida começou com os dois tenistas confirmando seus serviços até com certa facilidade. No entanto, no quinto game disputado, Pablo Carreño Busta conseguiu a quebra de serviço para ficar com 3 a 2 e garantir a vantagem. Logo na sequência, porém, Dominic Thiem devolveu a quebra de saque e empatou em 3 a 3.

O primeiro set teve sequência de maneira parecida com a qual começou. Com isso, seguiu disputado até o último game. Com 6 a 5 de vantagem, Pablo Carreño Busta sacou para empatar e forçar o tie-break. No entanto, Dominic Thiem cresceu no momento certo e, após um game muito disputado, conseguiu se sobressair e fechar a primeira parcial em 7/5.

No segundo set, o cenário foi parecido, com ambos os tenistas confirmando seus serviços no início da disputa. No sexto game de disputa, Dominic Thiem conseguiu quebrar um saque de Pablo Carreño Busta, mas o espanhol devolveu logo na sequência. Na parte final, o austríaco conseguiu outra quebra em um momento decisivo. Com isso, conseguiu fechar a parcial em 6/4 e faturar o título do Aberto do Rio.

Com a confirmação do título, Dominic Thiem garantiu a soma de mais 500 pontos no ranking da ATP e um prêmio de aproximadamente R$ 976.000,00. Já Pablo Carreño Busta, por ser finalista, garantiu mais 300 pontos e um prêmio de cerca de R$ 478.000,00.

Dominic Thiem volta a jogar já nesta semana participando do Aberto Mexicano, em Acapulco, disputado em quadra dura. O austríaco irá defender o título da competição conquistado em 2016. O torneio terá com grandes nomes do tênis mundial, contando com seis nomes Top 10 no ranking da ATP. Além de Thiem (8º), estarão na disputa Novak Djokovic (2º), Milos Raonic (4º), Rafael Nadal (6º) Marin Cilic (7º) e David Goffin (10º).

Pablo Carreño Busta, que deixa o Aberto do Rio com a conquista do título das duplas ao lado do uruguaio Pablo Cuevas, também atuará nos próximos dias. O espanhol, porém, participará do Aberto do Brasil, disputado em São Paulo, em quadra de saibro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.