Campeonato Carioca

Botafogo estreia no Estadual com derrota para o Madureira

Mesmo reforçado por Montillo e Roger, o Alvinegro perdeu a partida em Moça Bonita.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O Botafogo foi derrotado pelo Madureira em seu primeiro compromisso oficial na temporada.
O Botafogo foi derrotado pelo Madureira em seu primeiro compromisso oficial na temporada. (Vitor Silva / SSPress / Botafogo FR)

RIO DE JANEIRO - Em jogo antecipado da segunda rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo foi derrotado pelo Madureira por 2 a 0, na estreia das duas equipes na competição. A partida foi disputada na tarde desta quarta-feira, em Moça Bonita e o resultado fez a equipe de Conselheiro Galvão conquistar os primeiros três pontos na competição. Os gols foram marcados por Souza e Geovane Maranhão, ambos no segundo tempo.

O Botafogo, que precisou antecipar o confronto em função dos compromissos na Libertadores, promoveu a estreia oficial de Montillo e Roger, mas acabou decepcionando a sua torcida que enfrentou o forte calor de Bangu para prestigiar a equipe de General Severiano.

O time alvinegro cometeu muitos erros de finalização e enfrentou um adversário bem armado. O time dirigido por PC Gusmão soube aproveitar os espaços para construir sua primeira vitória no campeonato.

O Botafogo volta a jogar pelo Campeonato Carioca neste sábado, diante do Nova Iguaçu, no Engenhão. O Madureira vai encarar o Macaé, no Eduardo Guinle.

Apesar do forte calor, as duas equipes começaram a partida com muita intensidade. Logo aos 2 minutos, o zagueiro Emerson Silva teve que desviar para escanteio chute de Julio Cesar.

A resposta do Alvinegro de General Severiano veio aos seis minutos. Uma bola mal atrasada para o goleiro Rafael quase complicou o goleiro do Madureira. Roger tentou tomar a bola, mas o goleiro conseguiu se livrar do atacante e aliviar o perigo. Dois minutos depois, Rafael voltou a aparecer bem ao defender uma cobrança de falta bem executada pelo lateral Jonas.

O Madureira não se assustou e quase marcou o primeiro gol aos dez minutos. Após lançamento na área, Luciano Naninho tocou de calcanhar para Douglas Lima que entrou livre, mas bateu por cima do travessão.

A equipe de Conselheiro Galvão mostrava boa disposição ofensiva e preocupava a defesa botafoguense. Montillo, a grande atração do Botafogo, se movimentava bastante e tentava tocar a bola de primeira para evitar a forte marcação. Aos 15 minutos, ele arriscou o primeiro chute, mas não deu trabalho ao goleiro Rafael.

Um minuto depois, o Madureira voltou a assustar em conclusão do volante William. A bola quicou no gramado e quase enganou Gatito Fernandez, que fez uma boa defesa. Aos 17, Montillo cobrou escanteio e a bola sobrou para Jonas, que bateu com perigo.

O Botafogo aumentou o ritmo e quase marcou aos 20. Após cobrança de falta executada por Montillo, Bruno Silva escorou de cabeça e Roger completou, mas Rafael fez grande defesa.

Depois da parada técnica, os dois times voltaram mais lentos. Aos 29, o Madureira deu sinal de vida no ataque com um chute perigoso de William.

Aos 39 minutos, novamente Jonas apareceu com perigo, após receber bom passe de Rodrigo Pimpão. O lateral bateu forte e assustou o goleiro Rafael. Logo depois, foi a vez de Rodrigo Lindoso concluir com perigo. No último lance do primeiro tempo, William foi lançado em profundidade e, na saída de Gatito, chutou para fora.

O Botafogo voltou para o segundo tempo sem mudanças, mas o Madureira retornou com o veterano atacante Souza no lugar do meia Bruno. Aos 6, Bruno Silva recebeu de Roger e cruzou para a conclusão de Lindoso, mas a bola saiu.

Quatro minutos depois, desabou uma chuva forte sobre Bangu. Aos 12, após cobrança de escanteio, Renan Fonseca subiu mais que todo mundo e cabeceou com perigo. Aos 15, o goleiro Rafael evitou o gol ao defender uma forte cabeçada de Rodrigo Pimpão.

O Madureira respondeu com uma cobrança de falta perigosa de Júlio Cesar, que obrigou Gatito Fernandez a espalmar para escanteio. O jogo seguiu equilibrado. Aos 19 minutos, Montillo bateu falta, da intermediária, e quase surprendeu Rafael, mas o goleiro do Madureira espalmou para escanteio.

Aos 24 minutos, o Madureira marcou o primeiro gol do campeonato. Ruan avançou pela direita e cruzou para Souza que, inteiramente livre, não teve trabalho de escorar para o gol.

Logo depois, o técnico Jair Ventura tentou dar mais força ofensiva ao time e trocou o volante Airton pelo atacante Sassá. Na sua primeira investida, Sassá chutou duas vezes, mas Rafael defendeu com segurança.

O Madureira ampliou aos 33 minutos. Souza investiu e fez passe perfeito para Geovane Maranhão que não teve trabalho para colocar nas redes do Botafogo.

Preocupado, Jair Ventura trocou Rodrigo Lindoso pelo meia Leandrinho para tentar reverter a situação, mas Montillo, cansado, não conseguia mais criar boas jogadas e o Madureira apenas tocou a bola para segurar a vantagem até o final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.