#ForçaChape

Médicos preparam volta de Ruschel e Henzel ao Brasil; Neto tem melhora

Os sobreviventes da tragédia com o voo da Chapecoense se recuperam em Medellín.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Alan Ruschel deve voltar ao Brasil nos próximos dias.
Alan Ruschel deve voltar ao Brasil nos próximos dias. (Cleberson Silva / Chapecoense)

MEDELLÍN (COLÔMBIA) - Os sobreviventes da tragédia com o avião da Chapecoense seguem em plena recuperação. Nesta sexta-feira, os médicos do clube catarinense atualizaram o quadro clínico de Alan Ruschel, Jackson Follmann, Neto e Rafael Henzel. O lateral esquerdo e o jornalista apresentaram melhora considerável e devem retornar a Chapecó nos próximos dias para dar continuidade aos tratamentos em solo brasileiro.

Quem também mostrou evolução no quadro de saúde foi o zagueiro Neto, que permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém saiu do estado de coma induzido em que se encontrava. O defensor já comunica com os médicos e ficará em observação detalhada nas próximas 48 horas, uma vez que ainda sofre com as dores em decorrência de uma fratura na vértebra lombar.

O goleiro Jackson Follmann está em situação estável, mas ainda inspira cuidados, principalmente na região da perna amputada, chamada de coto de amputação. O local não apresenta qualquer foco infeccioso, mas precisa ser monitorado constantemente. O arqueiro, porém, desenvolveu uma infecção no tornozelo, que está sendo controlada com antibióticos.

Os médicos da Chapecoense revelaram que Follmann será levado ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para seguir o tratamento da amputação, bem como para operar a fratura na segunda vértebra cervical. O encaminhamento do goleiro para a capital paulista, no entanto, ainda não tem data definida.

Em recuperação surpreendente, Alan Ruschel não preocupa mais os médicos da Chape. Além de sentar e caminhar, o atleta já consegue deitar de lado e de bruços e demonstra muita consciência ao ter habilidade de conversar sobre diferente assuntos. A ideia do corpo médico é transferi-lo para Chapecó assim que for possível.

Rafael Henzel também tem mostrado grande capacidade de recuperação e, da mesma forma que Ruschel, tem conversado com desenvoltura. O jornalista ainda apresenta lesões no pé direito, mas estas podem ser tratadas em procedimentos realizados no Brasil. Henzel e Ruschel devem voltar a Chapecó em breve, de forma unitária para ter mais segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.