Futebol

Chapecoense recebe tributos na Arena Condá e em Medellín

As 71 vítimas do acidente aéreo na Colômbia foram homenageadas pelas torcidas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O Estádio Atanasio Girardot ficou lotado para homenagear os mortos no acidente aéreo com o time da Chapecoense. (Foto: Divulgação / Fifa)
O Estádio Atanasio Girardot ficou lotado para homenagear os mortos no acidente aéreo com o time da Chapecoense. (Foto: Divulgação / Fifa)

CHAPECÓ - O acidente aéreo envolvendo a delegação e dirigentes da Chapecoense, jornalistas brasileiros, tripulação e convidados comoveu o mundo da bola como em poucas vezes pôde ser observado na história. As pessoas de uma maneira geral, amantes do esporte ou não, se sensibilizaram com a tragédia e a comoção da torcida e da população de Chapecó foi novamente muito intensa. Os torcedores voltaram a lotar a Arena Condá nesta noite, como fizeram na noite passada, em homenagem às 71 vítimas e aos seis sobreviventes do acidente.

Leia mais

Chapecoense garante indenizações, pede ajuda e ganha sócios

Chapecoense atualiza quadro médico de sobreviventes

PSG presta homenagem à Chapecoense

Saiba quem são os jogadores da Chapecoense vítimas do acidente aéreo

Maranhense é uma das vítimas do acidente com avião da Chapecoense

Desde 2007 na Chapecoense, Nivaldo se aposenta após tragédia

Em vigília programada para o mesmo horário em que seria realizada a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, diante do Atlético Nacional, na Colômbia, cidadãos e gente relacionada à pequena cidade catarinense fizeram questão de dar uma demonstração de carinho e conforto à toda a tristeza instaurada com o ocorrido.

Bandeiras com figuras e nome dos jogadores, faixas, camisetas, fotografias, sinalizadores. O verde que deixou de colorir o mundo do futebol por alguns instantes voltou a abrilhantar e encher os corações de esperança, como se todos aqueles que faleceram estivessem em campo, prontos para mais um jogo. Em um dos momentos de maior emoção da noite, fotos de todos os integrantes da delegação alviverde bem como dos jornalistas acidentados apareceram no telão do estádio. A torcida repetia e saudava o nome de cada um como sempre faz antes do início das partidas.

Orações foram feitas na Arena Condá, em Chapecó. (Foto: Divulgação / Fifa)
Orações foram feitas na Arena Condá, em Chapecó. (Foto: Divulgação / Fifa)

Crianças da cidade, jogadores das categorias de base, familiares, amigos, ex-atletas, dirigentes. Dentro do gramado, a dor, o sofrimento, mas a esperança. Com os olhos no passado, mas também voltados a um bom futuro para o clube e para o sonho daqueles que se foram.

A cerimônia também contou com a participação dos integrantes do elenco que não puderam viajar por conta de lesão e por outras figuras ligadas ao clube. Uma destas figuras era o lateral direito e Campeão Brasileiro pelo Palmeiras Fabiano, prata da casa da Chape, que, também dentro do campo, não conteve a emoção.

Em meio ao nome dos jogadores vitimados e em estado de recuperação, aos cantos de incentivo e das orações que ecoavam pela Arena Condá, todos que estavam dentro do gramado deram uma volta olímpica, tomados pelas lágrimas e por toda a força vinda das arquibancadas. O padre Igor Damo, torcedor do Furacão do Oeste e pároco da catedral de Santo Antônio, realizou um culto ecumênico no centro do gramado.

A torcida da Chapecoense gritou o nome dos jogadores que morreram na tragédia em Medellín. (Foto: Divulgação / Fifa)
A torcida da Chapecoense gritou o nome dos jogadores que morreram na tragédia em Medellín. (Foto: Divulgação / Fifa)

Durante a cerimônia, ainda foi exibido um vídeo no telão do estádio feito pelo Atlético Nacional, que continha mensagens de força e apoio e arrancou aplausos dos Alviverdes.

Depois de cerca de quatro horas de homenagens, desde que os primeiros torcedores e familiares chegaram à Arena, quando ainda era sol em Chapecó, a massa começou a deixar o estádio. Com olhares de tristeza no rosto, como jamais deixaram uma partida, mas com mais uma linda demonstração de afeto e de união.

A solenidade, porém, não deve ser a última e a Arena Condá pode voltar a receber todos que estão mobilizados com o acidente no próximo domingo, às 17h, quando seria realizada a última rodada do Campeonato Brasileiro.

Homenagens em Medellín

A queda do avião que levava a equipe da Chapecoense para disputa do primeiro jogo da final da Copa Sul-americana acabou com o sonho não só de um time como de uma cidade inteira e, por fim, chocou o mundo em uma das maiores tragédias da história do esporte. Nem por isso o estádio Atanasio Girardot não acendeu seus refletores e teve suas arquibancadas tomadas por quem pôde se fazer presente, já que muitos, sem espaço, tomaram as ruas em massa nos arredores do local. Às 18h45 (horário local de Medellín, 21h45 de Brasília), porém, ao invés da bola rolar, deu-se início a uma celebração de homenagem aos 71 mortos no acidente que ocorrerá tão perto dali. A Colômbia mais uma vez parou para celebrar o futebol que tanto venera, mas, na noite desta quarta, não por causa de um gol para ter uma taça, e sim por solidariedade, respeito e compreensão.

Torcedores do Atlético Nacional acendem velas na Colômbia. (Foto: Divulgação / Fifa)
Torcedores do Atlético Nacional acendem velas na Colômbia. (Foto: Divulgação / Fifa)

A ambição, as rivalidades, as indiferenças, as paixões futebolísticas foram deixadas de lado pelo povo de Medellín. O semblante de todos era de tristeza. As pessoas, uniformemente de branco, faziam suas homenagens individuais ou de forma coletiva. Não foram poucas as faixas e cartazes em referência à Chapecoense e seus torcedores: “Uma nova família nasce”; “Futebol não tem fronteiras. Força a família, torcida e ao povo Chapecoense”; “Estamos contigo, Chape”; “Todos somos Chape”; “Equipe imortal. Campeões para sempre”; “Se foram como lendas”, diziam algumas delas.

Velas foram acesas por muitos torcedores e deixaram o cenário mais bonito e reflexivo. Nesse momento, o exército colombiano rondou o gramado com as bandeiras de todas as nacionalidades que perderam pessoas no acidente. Em seguida, os atletas do Atlético Nacional apareceram no gramado sem chuteiras, mas com flores nas mãos. E após os soldados executarem os hinos da Colômbia e do Brasil, o estádio ganhou novamente ares de uma partida de futebol com os gritos inflamados de “Vamos vamos, Chape”.

Torcida do Atlético Nacional estende faixa no Atanasio Girardot. (Foto: Divulgação / Fifa)
Torcida do Atlético Nacional estende faixa no Atanasio Girardot. (Foto: Divulgação / Fifa)

A homenagem seguiu com discursos inflamados e emocionantes de autoridades locais, além de pessoas que puderam representar a dor e o sentimento que aflige a tantos. José Serra, ministro de relações exteriores do Brasil, foi às lágrimas e tocou o público com sua manifestação ao microfone para um estádio quieto e atento.

“De coração, muito obrigado. Nesse momento de grande tristeza para as famílias, para todos nós, as expressões de solidariedade que aqui encontramos, como a solidariedade que trás cada um de vocês, colombianos e torcedores do Atlético, ao estadio é um consolo imenso, uma luz quando todos estamos tentando entender o incompreensível. Os brasileiros jamais esquecerão a forma como os colombianos sentiram algo como esse terrível desastre, que interrompeu o sonho desse heroico time da Chapecoense, em uma espécie de conto de fadas com final trágico, assim como não esqueceremos a atitude do Atlético Nacional e de todos os torcedores que pediram que o título de campão da Copa Sul-americana fosse concedido à Chapecoense. Um gesto de honra ao esporte, um esporte de qualquer lugar, que honra a cidade de Medellín e que faz ainda maior as glórias do Atlético de Medellín”, falou Serra, ovacionado e com os olhos repletos de lágrimas.

Os
Os "verdolagas" fizeram uma grande homenagem à Chapecoense. (Foto: Divulgação / Fifa)

“Depois do ocorrido na fatídica noite de terça, o Brasil acordou para uma realidade de uma festa que não existiu, de um jogo que não pôde ser realizado. Que as cores da Chapecoense, assim como do Atlético, sejam verde e branco, de esperança e paz”, continuou o ex-governador do Estado de São Paulo. “Mas além da tragédia que vitimou os jornalistas e membros da tripulação, as inúmeras manifestações são testemunhos da nobreza do esporte como canalizador dos melhores sentimentos humanos e como ferramente de tolerância para construir um mundo melhor. Muito obrigado, Colômbia, muito obrigado Medellín, muito obrigado Atlético, e a todos que aqui estão. A todos vocês, um abraço pessoal muito apertado. E dizer sobre a emoção de ouvir o hino que vocês fizeram questão de tocar aqui, quero dizer que em toda minha vida nunca tive uma emoção semelhante”, concluiu José Serra.

Já na parte final da homenagem que durou cerca de 1h45, crianças entraram em campo uniformizadas com as vestimentas de Atlético Nacional e Chapecoense e soltaram 71 balões em homenagem a cada pessoa morta depois da queda do avião contratado pelo clube catarinense. E quando o casal que coordenou a cerimônia desta quarta cantou nome por nome de todos os vitimados, o público atirou ao gramado todas as flores que tinham em mãos. Mais flores caíram dos céus com a ajuda de um helicóptero em meio a leitura de uma carta enviada pelo Papa Francisco e, de novo, o público deu o tom com aplausos efusivos, que se estenderam quando um dirigente da Chape subiu ao palco para receber uma placa dedicatória.


Os instrumentos da orquestra filarmônica de Medellín só não finalizaram a histórica homenagem no estádio Atanasio Girardot porque os tradicionais tambores da torcida do Atlético Nacional entraram em ação e convocaram o cântico de “Vamos vamos, Chape”, entoados ainda mais alto pela última vez, pelo menos nesta quarta, pois fica claro que a ligação entre a instituição colombiana, uma das maiores do continente e fundada em 1947, estará para sempre vinculada ao modesto time de Chapecó, criado em 1973, mas que jamais será esquecido e foi simbolizado em uma frase estampada em uma das camisas criadas pelo Nacional: “Nada nos separa mais”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.