Tragédia em Medellín

Chapecoense atualiza quadro médico de sobreviventes

A equipe médica da Chape está na Colômbia e acompanha a situação dos atletas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O zagueiro Neto oferece boas perspectivas de melhora.
O zagueiro Neto oferece boas perspectivas de melhora. (Foto: Divulgação)

MEDELLÍN (COLÔMBIA) - Os sobreviventes do acidente envolvendo a delegação da Chapecoense em voo à Medellín seguem na luta pela sobrevivência. A diretoria do clube catarinense divulgou uma atualização do estado de saúde dos atletas e apontam o goleiro Jackson Follmann e o zagueiro Neto ainda em estado crítico, mas com o quadro estabilizado. A situação do lateral Allan Ruschel é a menos preocupante, com projeções mais positivas de melhora.

A equipe médica da Chape já está na Colômbia e está sendo responsável tanto pelo acompanhamento dos jogadores quanto pela transmissão de informações para o Brasil.

De acordo com a nota publicada nesta noite, Neto oferece boas perspectivas de melhora, mesmo com o estado crítico. O time alviverde ainda noticiou que Follmann é o que segue em pior situação, com a perna direita já amputada e com a outra em observação e risco de amputação do pé esquerdo.

Já Ruschel passou por uma cirurgia vertebral, mas está estável, com grandes perspectivas de evolução no quadro. Ele está com os movimentos normais nos membros superiores e inferiores.

Quem também segue com quadro esperançoso é o jornalista Rafael Henzel, que segue se tratando de um trauma no tórax e sofreu uma fratura na perna.

Confira a íntegra da atualização médica publicada pelo Verdão do Oeste:

A Associação Chapecoense de Futebol através de sua equipe médica, representada na Colômbia pelo Dr. Carlos Henrique Mendonça, comunica, por meio deste, informações relativas aos sobreviventes que se encontram hospitalizados. O zagueiro Neto, último dos resgatados está em estado crítico, mas estabilizado, oferecendo boas perspectivas de melhora. O goleiro Follmann é o que se encontra em estado mais grave, tendo uma das pernas amputadas e a outra em análise, com possibilidade de amputação do pé. Ainda assim, seu quadro é estável, apesar de requerer mais cuidados. O lateral Allan Ruschel foi submetido à uma cirurgia da coluna vertebral, mas está com movimentos normais em membros superiores e inferiores. Apesar das múltiplas escoriações, e do estado crítico, está estabilizado e também oferece perspectiva de melhora. O jornalista Rafael Henzel teve um trauma toráxico e uma fratura de perna. O estado também é crítico, mas as perspectivas são otimistas. A maior preocupação, em relação a todos os sobreviventes, diz respeito ao perigo de infecção, já que os ferimentos apresentavam nível alto de contaminação. Ainda não há previsão sobre a alta dos pacientes, mas a equipe médica da Chapecoense tranquiliza a todos, já que a estrutura e os cuidados oferecidos estão sendo os melhores possíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.