Série A

Em duelo de despreocupados, Figueirense faz 1 a 0 no Fluminense

O único gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Marquinhos.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Alvinegro já está rebaixado e o Tricolor não tem chances de ir à Libertadores.
Alvinegro já está rebaixado e o Tricolor não tem chances de ir à Libertadores. (Nelson Perez/Fluminense)

FLORIANÓPOLIS - Em duelo de duas equipes que só cumprem tabela nas últimas duas rodadas do Brasileirão, o Figueirense recebeu o Fluminense no Orlando Scarpelli e venceu por 1 a 0, com gol de cabeça do zagueiro Marquinhos.

O Figueirense, já rebaixado para a Segunda Divisão em 2017, já tem posição definida na tabela do Campeonato. Fechará a edição de 2016 na 18ª posição. Já o Flu caiu mais uma posição e fecha a 37ª rodada no 12º lugar, com 49 pontos.

Se já não têm mais pretensões no Brasileirão de 2016, Fluminense e Figueirense terão compromissos decisivos para seus adversários no próximo domingo. O Fluminense se despede da temporada na última rodada do Brasileirão jogando em casa. A partida será contra o Internacional, e pode decretar o rebaixamento inédito da equipe colorada. Já o Figueirense visita o Sport em outro duelo envolvendo uma equipe que luta para escapar da degola.

O jogo

O duelo entre Figueirense e Fluminense, duas equipes sem mais pretensões no Campeonato Brasileiro, foi de baixo nível técnico. O Figueira, que estará na Série B do Brasileirão em 2017, jogava pela honra diante de sua torcida, contra um Fluminense com uma escalação muito modificada.

Mal a bola rolou, o Figueirense adotou uma postura de pressão sobre o adversário e marcação no campo Tricolor. E o gol quase que sai antes do primeiro minuto. O zagueiro Henrique tocou mal na na defesa e a bola foi interceptada por Rafael Moura, que rolou para Lins na área. O atacante se livrou de Henrique e tocou para o gol, mas Júlio César salvou os cariocas.

O Flu, acuado, só conseguiu responder aos 12, num chute de longe de Cícero, mas Gatito Fernandez não teve dificuldades para segurar a bola.

Acuado e sob pressão, o Fluminense se mostrava desentrosado, e o Figueirense encontrava facilidade em avançar, especialmente pelo lado direito.

Aos 17, numa bola parada, o Figueira abriu o placar. Falta na intermediária pela esquerda, bola levantada na área, e o zagueiro Marquinhos subiu sozinho entre a marca do pênalti e a pequena área e cabeceou sem chances para Júlio César.

O gol deixou o Flu ainda mais atordoado, e o Figueirense mandava no jogo. Aos 20, Rafael Moura recebeu na meia lua da área e bateu por cima do gol do Flu. O mesmo He-Man quase marcou aos 31, ao acertar chute forte que explodiu no travessão.

Rafael Moura chegou com perigo novamente aos 39. Após receber de Danilinho, o atacante entrou na área mas foi travado pelo zagueiro Nogueira.

O confronto, que já não era bom, caiu ainda mais no segundo tempo. As duas equipes erravam muitos passes e abusavam das faltas para parar o jogo. O Flu melhorou um pouco, mas sem conseguir produzir boas jogadas coletivas, dependia de jogadas individuais.

O Figueirense continuava a chegar com mais perigo. Aos 17, boa tabela pelo meio e Yago abriu na direita para Dudu. O lateral ajeitou na entrada da área e soltou a bomba, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

O técnico Marcão tentou mexer na equipe em busca do resultado, e aumentou o número de jogadores de ataque nos 11 titulares. Dudu substituiu Richarlison, o jovem da base Pedro entrou no lugar de Danilinho, e por último Pierre deu lugar a Maranhão.

Apesar da escalação ofensiva, o Tricolor carioca não conseguia produzir jogadas de perigo. E, conforme o jogo foi se aproximando do final, o Figueirense passou a segurar a bola e fazer o tempo passar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.