Série B

Atlético-GO vira sobre o Criciúma e encaminha o acesso

Líder isolado da Série B, o Dragão chegou aos 61 pontos na competição nacional.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Mesmo jogando fora de casa, o Atlético Goianiense conquistou uma grande vitória sobre o Criciúma.
Mesmo jogando fora de casa, o Atlético Goianiense conquistou uma grande vitória sobre o Criciúma. (Caio Marcelo / Criciúma EC)

CRICIÚMA - O Atlético-GO contou com uma atuação inspirada do goleiro Felipe Garcia e com um gol de Luiz Fernando, no último minuto de jogo, para vencer o Criciúma por 2 a 1, neste sábado, no estádio Heriberto Hulse. O resultado fez o Dragão abrir dez pontos de vantagem para o Náutico, atual quinto colocado, e praticamente encaminhou o acesso da equipe à primeira divisão nacional.

Líder isolado do Campeonato Brasileiro da Série B, o Dragão chegou aos 61 pontos e manteve quatro de distância para o Vasco, atual segundo colocado. Nas contas do Atlético-GO, basta conquistar uma vitória nas últimas seis rodadas do campeonato para assegurar a presença na primeira divisão de 2017.

Já o Criciúma ficou mais distante do G4. O clube está com 46 pontos, na oitava colocação, e precisa de um milagre para conquistar o acesso. A primeira equipe na zona de acesso é o Londrina, que está com 52 pontos.

O próximo desafio do Atlético-GO na Série B será contra o Náutico, na sexta-feira, na Arena de Pernambuco. Já o Criciúma enfrentará justamente a equipe do Londrina, em um jogo de seis pontos que também foi marcado para a sexta-feira, no Heriberto Hulse.

A fim de manter a vantagem na liderança da Série B, o Atlético-GO se lançou ao ataque e por pouco não abriu o placar com Jorginho, em cabeçada que foi para fora, aos quatro minutos. Já o Criciúma ameaçou em falta que Niltinho mandou na mão do goleiro Felipe Garcia, aos 14 minutos.

Coube ao atacante Adalgiso Pitbull a tarefa de abrir o marcador. Aos 16 minutos, Niltinho fez uma jogada individual pela esquerda e acionou o centroavante, que não perdoou o goleiro Felipe. Na sequência, o Atlético-GO teve de trocar o zagueiro Lino, lesionado, por Ricardo Silva.

Apesar dos obstáculos, o Atlético-GO empatou a partida com Magno Cruz. Aos 31 minutos, Júnior Viçosa fez cruzamento rasteiro da esquerda e encontrou o meio-campista quase na pequena área, livre de marcação, para concluir ao gol.

Niltinho ainda teve duas oportunidades na etapa inicial. A primeira finalização parou nas mãos de Felipe, enquanto a segunda passou por cima da meta. Na volta do intervalo, logo aos três minutos, Pitbull chutou para o gol e exigiu mais uma intervenção segura do arqueiro adversário.

O Atlético-GO, até então tímido no segundo tempo, quase chegou ao segundo gol com Ricardo Silva. Aos dez minutos, o atacante aproveitou escanteio cobrado por Gilsinho e testou para uma grande defesa do goleiro Luiz.

Pitbull, aos 16 minutos, respondeu com uma cabeçada do centro da área. O atacante aproveitou o cruzamento de Roberto e testou com força, mas o tiro foi para o centro do gol e permitiu que o goleiro Felipe fizesse mais uma defesa.

Em noite inspirada, Felipe voltou a salvar o líder do campeonato. Aos 22 minutos, Marlon cobrou escanteio bem na cabeça do centroavante Bruno Baio. O jogador testou no canto do gol, mas o arqueiro do Atlético-GO foi buscar e espalmou para longe.

Satisfeito com o resultado, o Atlético-GO administrou o resultado até o final da partida. Após esboçar uma pressão nos instantes finais do jogo, o time conseguiu uma falta na entrada da área, aos 50 minutos. A cobrança resvalou na barreira e sobrou na frente do gol para Luiz Fernando, que só teve o trabalho de completar para o gol.

Com o apito final, os jogadores rubro-negros se abraçaram no centro do gramado e fizeram uma festa digna de quem já está com um pé na Série A.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.