Série B

Risco de queda do Sampaio diminui, dizem matemáticos

Tricolor precisa de pelo menos 5 vitórias para sonhar em ficar na Série B.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Tricolor precisará reunir todas as forças para evitar rebaixamento.
Tricolor precisará reunir todas as forças para evitar rebaixamento. (Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS – O Sampaio Corrêa não perde há três jogos no Campeonato Brasileiro da Série B, sendo que conseguiu uma vitória e dois empates. Mesmo assim, o time tricolor não conseguiu sair da lanterna do campeonato nacional. Na rodada passada, por exemplo, o Sampaio ficou no quase para deixar a última colocação. O empate sofrido no fim diante do Oeste manteve a equipe maranhense a sete pontos de escapar do Z4. Pelo menos, os últimos resultados diminuíram os riscos de o Sampaio Corrêa disputar a Série C no ano que vem para 95% de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, Chance de Gol e Infobola.

Em agosto, após o término da 21ª rodada, os matemáticos apontavam ser 99% o risco de queda ao time tricolor. Dois meses depois daquele momento, o Sampaio realizou nove jogos e conseguiu três vitórias e três empates, além de ter sido derrotado em outras três oportunidades.

Agora, restando oito jogos para o Sampaio Corrêa encerrar sua participação na Série B, o time maranhense precisará vencer, pelo menos, cinco jogos para ainda sonhar em permanecer na Segunda Divisão. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, caso um time atinja 41 pontos, a probabilidade de rebaixamento reduz para 55%. Se alcançar o objetivo de cinco triunfos, o Sampaio Corrêa chegará aos exatos 41 pontos.

É claro que é possível uma equipe escapar do rebaixamento com uma pontuação inferior a 41 pontos, mas é muito difícil. Com 40 pontos, por exemplo, o risco de cair sobe para 74%.

Já para o site Chance de Gol, 45 pontos seria o ideal para permanecer na Série B. No entanto, caso um time consiga 41 ou 42 pontos, terá boas chances de não ser rebaixado: 70% e 80%, respectivamente.

Para o Infobola, além do Sampaio com seus 95% de risco de cair, outras quatro equipes estão em situação delicada. Próximo adversário do time maranhense na Série B, o Tupi é o que tem mais possibilidade de ser rebaixado. A equipe mineira tem 97% de chances de disputar a Série C em 2017. Os outros times ameaçados são o Joinville (85%), Bragantino (79%) e Oeste (35%). Já Paraná (7%), Paysandu (1%) e Goiás (1%) também correm algum tipo de risco.

Próximos jogos do Sampaio

Neste sábado (22), o Sampaio volta a campo para um confronto direto pela sobrevivência na Série B: o Tricolor encara o Tupi fora de casa precisando vencer para ainda sonhar em sair do Z4. Depois desta partida, o Sampaio receberá o Vila Nova na próxima terça-feira (25) em partida adiada.

No dia 29, a equipe maranhense visitará o Paysandu, que ainda corre remoto risco de cair. Logo em seguida, o Sampaio receberá o também ameaçado Joinville no dia 5 de novembro.

Os últimos compromissos do Tricolor serão contra o Bahia (fora), Londrina (casa), Atlético-GO (casa) e Goiás (fora).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.