Stock Car

Suzuki aposta em retrospecto por bom resultado em Curitiba

Piloto do Maranhão possui excelentes resultados no Autódromo de Curitiba.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Rafael Suzuki tem um de seus melhores históricos na Stock Car em Curitiba.
Rafael Suzuki tem um de seus melhores históricos na Stock Car em Curitiba. (Rafael Gagliano/Hyset)

CURITIBA - A notícia no início do ano é que o Autódromo de Curitiba seria desativado em poucos meses, e que a Corrida de Duplas, que abriu a temporada 2016 da Stock Car, seria a última da categoria na pista paranaense. Porém, para a alegria dos pilotos e fãs de automobilismo, a praça será mantida e recebe neste fim de semana (14 a 16 de outubro) a 9ª etapa do campeonato - que marca a corrida de número 450 em 37 anos de história. Para Rafael Suzuki, a notícia foi muito comemorada, já que este um dos circuitos favoritos do representante maranhense e onde ele tem seu melhor histórico na principal categoria nacional, e assim o piloto chega para a rodada dupla com o objetivo de seguir melhorando esses números e também dar a volta por cima após duas etapas difíceis.

Essa será a segunda vez neste ano que a Stock Car corre em Curitiba. Em março, Suzuki dividiu o carro #8 com o argentino Franco Vivian, e conquistou seu primeiro top-10 de um total de cinco nas oito etapas já realizadas. Nas duas temporadas anteriores, o circuito de 3.695 metros sempre foi um palco favorável para ótimas performances de Rafael. Em 2014, o piloto fechou o ano com o 8º lugar, que, em uma corrida com pontuação dobrada, rendeu boa parte dos pontos somados por ele em seu ano de estreia. No ano passado, o piloto foi ainda melhor e terminou uma das corridas em Curitiba na 6ª posição. Depois, pela regra de inversão do grid entre os 10 melhores, largou em 4º e assumiu a liderança da prova nos metros iniciais. Com esse retrospecto positivo e confiante no trabalho de Mauro Vogel e de toda a equipe Geolab Racing para somar dois bons resultados, o piloto quer voltar a subir na tabela.

A etapa em Curitiba abre o último terço do campeonato, que ainda passa por Goiânia e Curvelo - nova pista em Minas Gerais - em novembro, e tem seu encerramento em Interlagos, no meio de dezembro. Rafael Suzuki teve um início de temporada muito consistente e de evolução contínua, tento terminado cinco das seis etapas do primeiro semestre no top-10. Antes da pausa de quase dois meses para as Olimpíadas, o piloto teve em Cascavel seu melhor resultado do ano até agora, com o 7º lugar tanto no grid de largada quanto na corrida 1, que vale mais pontos que a prova 2 nas rodadas duplas. Já nas duas últimas etapas - a Corrida do Milhão em Interlagos e Londrina - Suzuki enfrentou dificuldades com problemas mecânicos, quebras e foi vítima de acidentes que o deixaram fora da pontuação. Mas, sem se abater, Rafael aposta em uma recuperação em grande estilo em Curitiba para voltar a escalar a classificação geral. Atualmente, ele ocupa a 19ª posição, empatado com o 18º, e a 23 pontos do top-15, sendo que em cada final de semana são 45 os pontos em jogo. Felipe Fraga é o líder, seguido por Rubens Barrichello em 2º e Valdeno Brito em 3º.

"Tivemos alguns azares nas duas últimas etapas, mas isso não nos abala. Curitiba é uma pista que gosto bastante, é a pista em que mais andei com o carro da Stock Car e onde tenho meu melhor retrospecto na categoria. Vamos aproveitar também o treino de desenvolvimento, que será uma oportunidade extra para trabalharmos no acerto. Creio que teremos um carro bem competitivo e assim poderemos brigar por bons resultados e muitos pontos. Ainda temos um terço do campeonato e vamos nos dedicar cada vez mais para atingirmos nossos objetivos no fim da temporada", disse Suzuki.

Na programação da etapa, os carros vão à pista já na sexta-feira para o shakedown, treino de desenvolvimento - para pilotos que estão fora do top-15 - e para o 1º treino livre. No sábado, acontece a segunda sessão de treinos oficiais e a classificação que define o grid de largada, a partir das 12h, ao vivo no Sportv, enquanto no domingo, a rodada dupla tem início às 13h - já no novo horário brasileiro de verão -, com a corrida 2 na sequência, ambas transmitidas ao vivo pelo Sportv.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.