Copa Libertadores

Conmebol anuncia ampliação e mudanças no formato da Libertadores

De acordo com a Confederação, o torneio será estendido, indo de fevereiro a novembro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Sonho de consumo dos clubes sul-americanos, a Copa Libertadores terá mudanças em 2017.
Sonho de consumo dos clubes sul-americanos, a Copa Libertadores terá mudanças em 2017. (Divulgação / Conmebol)

ASSUNÇÃO (PARAGUAI) - A Copa Libertadores terá uma edição quase anual já a partir de 2017. Nesta terça-feira, em reunião em Assunção, no Paraguai, a Conmebol anunciou mudanças no calendário sul-americano e torneio será estendido, indo de fevereiro a novembro. Além disso, o formato da competição também sofrerá alterações.

A decisão foi tomada para “harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país”, explicou a entidade em comunicado. “Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Com a alteração no calendário, a Libertadores passa a ser disputada em 42 semanas, contra as 27 deste ano, enquanto a Copa Sul-Americana começará em junho e irá até dezembro. Além do período de disputa, o número de participantes também será ampliado dos atuais 38 para 42 clubes.

As novas vagas, porém, ainda não foram atribuídas a um país específico e deverão ser definidas dentro de três semanas em uma reunião do Conselho da Conmebol, ex-comitê executivo, segundo informações do jornal paraguaio ABC Color.

Por fim, outra mudança importante acontecerá no sistema da competição. Assim como ocorre com a Liga dos Campeões e a Liga Europa, 10 clubes que não se classificarem na fase de grupos da Copa Libertadores, automaticamente terão a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana. Além disso, os campeões dos dois torneios terão vaga garantida na fase de grupos do ano seguinte.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.