Campeonato Brasileiro

Ponte Preta cede empate ao América Mineiro em Campinas

A Ponte desperdiçou, diante do lanterna da Série A, a chance de encostar no G4.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A Ponte Preta não conseguiu derrotar o América Mineiro no Moisés Lucarelli.
A Ponte Preta não conseguiu derrotar o América Mineiro no Moisés Lucarelli. (Fábio Leoni / Ponte Press)

CAMPINAS - Já tinha mais de um mês que o América-MG não mudava sua pontuação na tabela do Campeonato Brasileiro. Isso acabou na noite deste domingo, em empate por 1 a 1, com a Ponte Preta, no Moises Lucarelli, em Campinas, em confronto pela 24ª rodada do torneio nacional.

A última vez que o Coelho somou tentos no Brasileirão foi contra o Santos, no dia 7 de agosto, no Independência, quando venceu por 1 a 0, em jogo apertado e a vitória vindo somente no final.

Desta vez o América foi mais corajoso. Por sair perdendo no primeiro tempo, com belo gol de William Pottker, Enderson Moreira mandou seu time para o ataque e fez um segundo tempo bem melhor, sendo mais presente no ataque e incomodando a zaga da Ponte. A equipe da casa começou bem a partida, mas não teve força para encarar o segundo tempo aguerrido dos visitantes.

O resultado não muda em nada a vida do Coelho na classificação. O time verde segue na última colocação, com 14 pontos e muito distante de sair da zona da degola. A Ponte fica na nona colocação, com 35 tentos anotados. A Macaca agora se prepara para enfrentar o Grêmio, novamente em casa, na quarta-feira às 21h (de Brasília). Já o América viaja para Santa Catarina, no mesmo dia, para enfrentar o Figueirense, às 19h30.

O jogo

Por prever que o América chegaria a Campinas com uma proposta de jogo mais fechada, Eduardo Baptista colocou no seu ataque, William Pottker. E o treinador da Macaca estava certo: o Coelho mostrou nos primeiros minutos de jogo que não facilitaria a vida da Ponte.

O Coelho jogava com duas linhas compactas e dificultava a penetração da Ponte. Além disso, claramente teria como meta encontrar durante a partida poucas bolas para conseguir um triunfo fora de casa e iniciar a arrancada para o sonho de se manter na série A em 2017.

A partida, no entanto, ficou fraca tecnicamente, pois a Ponte pouco conseguia criar por não conseguir fazer aproximação e ter a criatividade necessária. O América, com dificuldades para sair com a bola, apostava na ligação direta, mas não segurava a segunda bola.

Aos 28, a melhor chance da Ponte Preta na partida. Em cruzamento na área, após falta próxima a área, Fábio Ferreira desviou de cabeça e a bola tirou tinta da trave. O bandeira, no entanto, invalidou o lance entendendo que o jogador estava impedido. Três minutos depois, ainda na tentativa de abrir o placar, a equipe da casa seguia tentando com cruzamentos na área, mas nesta oportunidade o goleiro João Ricardo ficou com a bola sem dificuldades.

Após os 30 minutos, a Ponte iniciou uma forte pressão em busca de abrir o placar. A equipe lançava bolas na área e tentava de qualquer maneira o gol para dar mais tranquilidade, mas o Coelho se defendia e conseguia evitar o tento adversário. Com isso, a torcida que foi ao Moises Lucarelli foi perdendo a paciência, observando a dificuldade que sua equipe tinha para conseguir bater o lanterna do Brasileirão.

A retranca mineira durou até os 43 minutos. Com bela jogada de William Pottker, que deu um belo chapéu no zagueiro Eder Lima e ficou de cara para o gol para abrir a contagem.

O Coelho voltou diferente na etapa complementar. O time de Enderson Moreira se jogou para o ataque e passou a ser mais agressivo na segunda parte do jogo, buscando mais o resultado, indo mais pelas pontas, querendo o resultado.

E surtiu efeito: aos 13 minutos, com confusão na área, Jonas aproveitou a bola deixada pela zaga e empatou a contagem – em gol legal.

Com o América gostando mais do jogo, Eduardo Baptista mandou sua equipe para o ataque com substituições que deixaram a Ponte mais ofensiva. Mas o Coelho ainda assim queria o jogo e buscava o ataque, utilizando bastante de Gilson e Danilo, jogadores que se entendiam bem no lado esquerdo.

A Ponte Preta perdeu capacidade de chegar bem ao ataque com o crescimento do América na partida. Com isso, não foi possível ter intensidade em suas chegadas.

Aos 33, o América chegou com bastante perigo. Em falta na entrada da área, Aranha foi obrigado a fazer grande defesa e permitir que o combate siga empatado. O lance mostrou a mudança na partida, com a Macaca mais aberta e o Coelho aproveitando a situação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.